segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Maná: Palavra Diária para Edificação



"...nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." (2Coríntios 4:49)

Amado(a), A igreja de Corinto foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária. Entretanto, esta igreja havia sido contaminada com males que a rodeavam, pois Corinto era uma cidade licenciosa. Ali eram permitidos todos os tipos de imoralidade. Em sua carta aos coríntios, o apóstolo chama a atenção do povo para os pecados que contaminavam a igreja para que os crentes carnais de Corinto fossem plenamente restaurados.
Ele clamava pelo arrependimento e pela mudança de postura daqueles a quem havia mostrado o caminho da salvação. Ali ele havia encontrado brigas, invejas, ira, divisões, calúnias, intrigas, arrogância e desordem. Mas ele queria que todos tivessem realmente se arrependido e já estivessem espiritualmente recuperados.
Uma igreja dividida não gera comunhão e longe da comunhão muitos se perdem, porque abrem brechas para que satanás provoque dissensões e intrigas. Mas é impossível restaurar a comunhão se os membros se tornarem crentes carnais, vivendo segundo os padrões mundanos da natureza humana.
A comunhão depende da espiritualidade dos membros, pois de acordo com Paulo o crente espiritual não vive segundo a carne, mas segundo o Espírito. Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus, afirma o apóstolo em carta aos Romanos 8:4-8, pois quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja, mas quem vive de acordo com o Espírito tem a mente voltada para o que o Espírito deseja. A mentalidade da carne é morte e constitui inimizade contra Deus, mas a mentalidade do Espírito é vida e, conseqüentemente, paz com Deus.
O diabo, nosso adversário é o único interessado na divisão da igreja, é ele quem planta o joio no meio do trigo, para que irmãos entrem em atrito, para que a sua palavra prevaleça sobre a Palavra de Deus. E é ele quem cega o entendimento para que a verdade não seja conhecida, pois só a ele interessa que o pecado reine.

Há poder na comunhão dos irmãos e é por isso que satanás avança contra aqueles que se dispõem a seguir a palavra. É por isso que ele provoca a intriga para fazer cair o mais fraco. Ele sabe que longe de Deus e da comunhão, o homem é vulnerável às suas armadilhas.
Por isso Paulo adverte em Efésios 5:15 “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios.” E ser sábio, amado(a) é saber onde pisa, é não dar ouvidos aos ímpios, é não se colocar em jugo desigual, é ouvir os profetas de Deus, é não fazer a vontade da carne e arrepender-se dos pecados, voltando-se para o Pai. Mas o melhor de tudo é saber que o Espírito Santo nos convence do pecado e do juízo e nos conduz de volta ao alvo. E ainda que os verdadeiros irmãos, a família do Senhor, está sempre de braços abertos para receber e amar aqueles que se arrependem e tornam à casa.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...