domingo, 2 de agosto de 2009

Maná: Palavra Diária para Edificação



“Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis.”(Provérbios 31: 10)

Amado (a), há um pensamento popular que diz "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai bem acompanhado com certeza chegará mais longe..." Se considerarmos todo o livro de Provérbios, com suas inúmeras advertências contra a mulher vil, louca, briguenta, irritadiça e odiosa, certamente o versículo “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do SENHOR”, registrado em Provérbios 18:22 nos parece algo distante e nos leva a pensar que a pergunta do sábio no tão conhecido texto em epígrafe é uma pergunta com resposta negativa e que as vezes antes só que mal acompanhado, na hipótese de não existir uma mulher virtuosa. A esposa mencionada em Provérbios 18:22 não é uma qualquer, mas aquela que, pelo seu caráter, pode ser considerada uma bênção vinda de Deus. A mulher que segue as escrituras despreza os padrões do mundo. Ela sabe discernir o que é bom e edifica daquilo que leva para o mal. Se tem que fazer escolhas, não inverte sua escala de valores, privilegiando as coisas do mundo, pois entende que se o fizer colherá frutos amargos. Ela pede constantemente sabedoria a Deus para priorizar aquilo que é realmente valioso e que nunca lhe será tirado do que em coisas materiais que são temporárias. Ela sabe que é amada por Deus e ama a si mesma, aceitando compreensivamente a fase pela qual está passando, porque sabe que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus (Romanos 8:28).
A mulher virtuosa, descrita por Salomão sabe quando precisa mudar e tem coragem e motivação do Espírito Santo para mudar nela o que for necessário. Sabe o que quer da vida e entende que a vontade de Deus para ela é boa, perfeita e agradável (Romanos 12:2). Nela não há espaço para egoísmos. Ela aceita a provação para o bem de seu marido, de seus filhos, de sua igreja. Ela limpa constantemente seu coração para brilhar e santificar o mundo ao seu redor (Filipenses 2:15). Quando a mulher vive pelos padrões da época atual ela cria expectativas irreais e pode se frustrar por achar que está aquém do que esperam dela. Mas a mulher cristã não é movida pela busca de reconhecimento dos homens, pois sabe que sua identidade não depende daquilo que faz, e sim daquilo que é: criada e salva por Deus para ser a coroa de seu marido.
Amado, se você espera uma mulher virtuosa, que conhece e pratica os princípios bíblicos, não espere encontrá-la no mundo. Onde você a tem procurado?
Aquele que se casa com uma mulher verdadeiramente cristã poderá se sentir o homem mais rico do mundo. Observe o que diz Provérbios 12:4 “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que o envergonha é como podridão nos seus ossos”
Salomão não só deixa claro que alguns maridos possuem a bênção de ter uma mulher virtuosa, mas intensifica o contraste entre os dois tipos de mulheres, pois a ausência de uma mulher virtuosa não apenas aponta a ausência de bênçãos, mas determina a presença de infortúnios, tristezas e tribulações. Uma casa que pode contar com uma mulher virtuosa é uma casa edificada em base sólida.
Por outro lado, a mulher tola não somente deixa de edificar, mas derruba, com as próprias mãos, a sua casa. Em geral quem está ao lado dela não consegue prosperar, progredir, antes afunda em problemas, dívidas e confusões. Mas aquele que tem ao seu lado uma mulher cristã sabe que: “A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Provérbios 31:30).
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...