terça-feira, 14 de julho de 2009

“Bem-aventurado é o homem a quem tu castigas, ó SENHOR, e a quem ensinas a tua lei.”(Salmos 94:12)




A palavra castigo vem do latim castum agere que quer dizer tornar-se casto, puro, limpo, corrigido. Embora nunca pensemos em coisa boa quando nos referimos a castigo, na Bíblia essa palavra sempre esteve ligada à idéia de correção para que o homem fosse aprimorado por Deus. Se do ponto de vista humano essa palavra nos remete a uma coisa ruim, do ponto de vista de Deus ela não tem o sentido punitivo, mas algo que produz bem aventurança.
Quando Deus castiga o ser humano, Ele o faz para prepará-lo para desafios mais elevados em sua vida.
Quando o homem não recebe a correção do Senhor como uma oportunidade de crescimento, ela torna-se apenas um castigo, sem conseqüências positivas.
Há vários exemplos na Bíblia que nos mostram essa diferença.
Quantas vezes passamos por situações em que nos sentimos castigados e vemos mais à frente que essa correção serviu para forjar em nós um espírito forte e preparado para receber coisas melhores? Quantas vezes nos parece que Deus nos tira algo que queremos muito, mas vemos em seguida o livramento do Senhor.
Amado(a), precisamos pedir discernimento ao Senhor para distinguirmos se nossa luta é conseqüência natural de escolhas erradas, de nossos pecados, para que saibamos entender a correção e nos prepararmos para a restauração.
Quando aumentamos nossa intimidade com Deus, Ele mostra porque está nos castigando, mas é preciso que nos arrependamos, sabendo que o castigo de Deus visa mudança de atitude, por isso é necessário nos certificar de qual área carecemos de nos santificar e pedir ajuda do Espírito Santo para que Ele nos auxilie.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...