quinta-feira, 18 de junho de 2009

Palavra Viva: Palavra Diária para Comunhão




“E disse: Certamente tornarei a ti por este tempo da vida; e eis que Sara tua mulher terá um filho. E Sara escutava à porta da tenda, que estava atrás dele. E eram Abraão e Sara já velhos, e adiantados em idade; já a Sara havia cessado o costume das mulheres. Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer? Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara, dizendo: Será verdade que darei ainda à luz, sendo velha? Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil? Daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho.” (Genesis 18:10-14).


Amado(a),

Deus havia prometido uma nação numerosa a Abraão. Tinha lhe dado grandes promessas e a certeza de uma vitória muito grande. Os anos se passaram e Abraão não tinha tido filhos ainda. Sara providenciou uma ajudinha a Deus e deu sua serva Agar para que Abraão pudesse ser pai desta grande nação, gerando um filho no ventre de sua serva. Não era para que isso acontecesse. Esta não era a intenção real do Senhor. Os planos de Deus têm seu tempo determinado para tudo e no caso de Abraão, certamente não era aceitável aos olhos humanos que uma mulher que já não estava em idade fértil havia muito tempo, gerasse um filho. A confiança de Sara era tanta que ela riu e indagou se isso seria possível. Mas os planos de Deus não podem ser frustrados. Ismael, filho de Agar com Abraão, já estava na adolescência quando Sara fica grávida já aos 90 anos. Quando Isaque nasceu, Abraão tinha 100 anos. E sobre Isaque estava a aliança, embora Ismael também tenha sido abençoado. No entanto, em Genesis 16:12, Deus fala a respeito de Ismael o seguinte:” Ele será, entre os homens, como um jumento selvagem; a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará fronteiro a todos os seus irmãos.” Este trecho já predizia a guerra entre irmãos que se perpetua até os dias de hoje. Deus ainda promete em Genesis 17:20-21 ”Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação. A minha aliança, porém, estabelecê-la-ei com Isaque, o qual Sara te dará à luz, neste mesmo tempo, daqui a um ano.” Deus atende ao desejo do coração de Abraão em não desamparar Ismael e da a ele a bênção de ter também muitos filhos e gerar príncipes. No entanto, a aliança estava sobre Isaque, porque Deus não é homem para mentir e nem filho do homem para se arrepender e aquilo que prometeu certamente se cumprirá. E Sara era a sua esposa. Como casados, eram um só, pertencendo também a bênção a Sara. A aliança é um pacto profundo regado de um amor sem medidas. E Deus tinha uma aliança eterna com Abraão através de seu filho Isaque. Grandes promessas Deus têm para sua vida, não tente ajudar a Deus porque isso pode gerar conseqüências futuras e até mesmo intermináveis. Aguarde, espere, ore, louve, agradeça, engrandeça o nome do nosso Deus, vá trabalhando para o Reino de Deus enquanto a obra Dele na sua vida é realizada e você não precisará de passar por tantas dores e percalços como Sara passou por ter tentado tomar o lugar de Deus, usando suas próprias forças para executar a promessa do Pai.


Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...