
“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.” (I Coríntios 13:1-2).
Amado(a),
Este certamente é um dos textos mais bonitos da Bíblia. Fala sobre amor, uma amor tal que sem ele nada faz absolutamente sentido. Mesmo que eu fosse poliglota, falasse as línguas dos homens, todas elas, do alemão ao russo, do português ao francês, o grego, o latim, o aramaico, o inglês e todas as línguas ou dialetos proferidos por bocas humanas; e ainda que eu falasse a língua dos anjos, eu seria apenas como o som emitido por um metal ou por um sino. Isso significa que seria apenas barulho, sem nenhum sentido, sem qualquer grande função a não ser emitir som. E ainda que eu pudesse dizer o que o futuro me aguarda e predizer situações futuras e em mim se concentrasse toda a sabedoria, todo o conhecimento mesmo do inexplicável ou desconhecido, sem amor nada disso me serviria. E ainda que em mim existisse fé suficiente para determinar sobre qualquer situação e crer nas mudanças mais impossíveis, sem amor eu não seria absolutamente nada. Isso ocorre porque o amor nos dá o motivo certo para fazer as coisas certas, na hora e forma adequadas. Sem amor não uso meu conhecimento, nem dons, nem falo em todas as línguas fazendo qualquer ação centrada nos mandamentos que o Senhor nos deixou: Amar a Ele sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Então, nossas ações seriam apenas movidas pelo conhecimento em si, ou soberba, ou qualquer outro sentimento contrário ao amor. O amor é o sentimento que move as ações que refletem o Reino de Deus. Deus é amor. E na inexistência de amor percebe-se a ausência de Deus.
Este é o mundo de hoje: muito conhecimento, tecnologias de ponta, pessoas cada vez mais capacitadas e cada vez mais longe de Deus.
Não se deixe vencer pela proposta do mundo, da competição, do correr atrás para ser melhor que o outro, ser cada dia mais inteligente, saber mais dos processos em seu trabalho para se destacar acima de todos, ter a melhor voz para cantar no louvor da sua Igreja, ser um grande teólogo (mas meramente um fariseu), ter mais, ser mais, aparecer mais. A falta de amor decretará a presença do pecado e do erro e de sentimentos pertinentes ao afastamento do Pai.
Avalie-se a si mesmo e veja em que time você se encaixa e se há amor em sua vida, antes de qualquer coisa.
Deus lhe abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!