quinta-feira, 25 de junho de 2009

“Bem aventurado o homem aplanados cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos.”(Salmos 84:5).



Amado(a), assim como o salmista, nós também passamos pelo vale de lágrimas, mas desse vale podemos fazer uma fonte. De modo particular cada um de nós já passou, ou está passando, por esse vale. Para alguns, o vale da perda, da traição, da violência, do abandono. Para outros, o vale da tentação, da indiferença ou da depressão, do desemprego, da falta de perspectiva. Nesse mundo, não há quem não passe ou tenha passado por um desses vales sombrios que nos fazem chorar no caminho, na nossa vida pessoal, profissional, sentimental...
Por vezes nos desesperamos, diante dessas situações e ficamos sem saber o que fazer. Mas a palavra de Deus nos ensina como. O salmista que passou essa terrível experiência nos dá a formula para quem quer atravessar esse vale e sair dele.
O primeiro passo é ter Deus como Fonte de nossa força, conforme está explícito na primeira parte do verso 5 "Bem-aventurado o homem cuja forca está em Ti". Só vence o vale de lágrimas aquele que faz de Deus a sua Fonte, quem já entra nele afirmando de onde vem a sua força. Na hora do desprezo, da depressão, da tragédia, qualquer força humana é menor que as adversidades e não há força humana que resista ao Vale de Baca, ou vale de lágrimas, na tradução do hebraico para o português. A nossa força não vem do pensamento positivo, como querem os esotéricos, não vem do dinheiro, não vem da família, dos amigos. A nossa força vem do Senhor. Por isso o salmista afirma ser bem aventurado aquele cujo coração está sintonizado como o coração de Deus. Aplainado significa estar em mesma linha, por isso é preciso ter a geografia do coração mudada: quem aplaina o terreno do coração e o alinha ao coração de Deus, mesmo passando pelo vale árido, faz dele um manancial, uma fonte, e “vai indo de força em força". Só é capaz de transformar o vale sombrio das lágrimas num manancial de bênção aquele que nivelou seu coração. Assim, com a geografia do coração alterada para um plano, sem tortuosidade, consegue atravessar qualquer vale. Todavia, só muda a geografia do lado de fora da vida, e os rumos da própria história, quem já mudou a geografia do lado de dentro. É a topografia do coração que determina a topografia da vida. Portanto, é impossível mudar a nossa história, sem que primeiro mudemos a história do nosso coração. Só quem traz dentro de si um coração transformado é capaz de transformar qualquer deserto em fonte de bênçãos.
Amado(a), quem sabe, você não esteja hoje, no meio de um vale de lágrimas, consumido pelo sofrimento. Então, tome posse do que diz esse versículo e atente para o salmo 84 de uma forma especial, pois ele nos ensina que apesar das lutas que nos levam a um vale tortuoso são nossas atitudes certas que podem transformar o vale de lágrimas em vale de bênçãos. Reflita sobre isso aceite a correção do Senhor!

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...