
Amado(a), neste texto Salomão está insistindo na importância de se prestar atenção aos ensinamentos do pais, e aqui se inclui o ensinamento maior: o do Pai Celestial.
Observar os caminhos que a Bíblia apresenta é sinal de sabedoria e deve ser o nosso alvo. Como pais, quando avisamos aos nossos filhos sobre os caminhos que eles devem ou não seguir, sabemos, por exemplos diversos, que a obediência nos garante passos seguros. A Bíblia traz várias passagens sobre o fim daqueles que não ouviram seus pais. O próprio rei Salomão mudou o curso de sua vida depois de deixar os conselhos de seu pai, o rei Davi. Sansão, forte e inteligente, tornou-se fraco e tolo ao dar ouvidos a mulheres estranhas, e ignorar os preceitos de seus pais e de sua fé. Assim, não atentou para o que disse o sábio em Provérbios 23: 27-28 “Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha. Pois ela, como um salteador, se põe à espreita, e multiplica entre os homens os iníquos”. Ao ignorar esses ensinamentos e ao deixar de seguir a ordem de não se colocar em jugo desigual, tomando para si, mulheres que não partilhavam a mesma fé, Sansão chamou a si a fraqueza e a degradação moral, a queda. Com o Antigo Testamento temos muito o que aprender. Esses exemplos devem servir para que não incorramos no mesmo erro. Mas também devemos nos lembrar que um filho segue o exemplo dos pais. Eis porque precisamos cuidar de nossas ações para que não desvirtuemos o caminho de nossos filhos com maus exemplos. Aquilo que somos ou o que fazemos reflete nas suas vidas. Amado(a), que exemplo você tem deixado para seus filhos? Amanhã se precisar admoestá-los sobre uma atitude ou conduta inconveniente, poderá contar com o respeito deles, ou ouvirá deles: “aprendi com o(a) senhor(a)”?
Por isso, amado(a), ponha seus olhos nos caminhos de Deus. Entregue a Ele o seu coração e deixe que Ele se preocupe com o que vier.
Graça e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!