quinta-feira, 14 de maio de 2009

Palavra Viva: Palavra Diária para Comunhão




“Ao aflito deve o amigo mostrar compaixão, a menos que tenha abandonado o temor do Todo-Poderoso.” (Jó 6:14).


Amado(a),

Este versículo retirado do livro de Jó mostra a necessidade de se ter amigos nos momentos de tribulação e aflição. A aflição é um sofrimento profundo, uma dor que está inserida no mais profundo da alma. É provocada por algo que causa incômodo aos sentimentos, tira a paz, traz perturbação. O verdadeiro amigo não dá as costas num momento como este, a menos que tenha deixado de lado a reverência ao Grande Eu Sou, nosso Pai, que tudo pode por nós. Quem tem dentro de si este temor, tem misericórdia e amor pelo próximo e principalmente pelos amigos. A compaixão não julga, não debocha, não questiona, não vira as costas. A compaixão é recheada de amor, misericórdia e perdão. Acrescida de auxílio e não somente de oração.
Você já se sentiu abandonado por alguém bem no meio de uma tempestade?
Já se sentiu sozinho, atolado na vala como ovelha que se perdeu e ninguém buscou lhe auxiliar, seu amigo que sempre disse ser seu amigo ignorou sua dor e ao invés de ajudá-lo a se levantar, usou palavras incorretas ou procedeu erroneamente diante da sua dor?
E você? Está atendo ao sofrimento de seu amigo ou apenas preocupado com sua própria vida? Suas palavras são de encorajamento ou ajudam o outro a afundar ainda mais em seu problema?
O fato é que ainda que nossos pais ou mães nos abandonem ou qualquer outro ser humano sobre a face da terra, o Senhor jamais nos abandona.
Se estiver se sentindo sozinho num momento de dor, ore ao Senhor que não somente está agora mesmo do seu lado, mas está pronto a lhe consolar e ajudar na travessia deste momento. De qualquer forma vale cada um avaliar seu próprio comportamento diante da dor do outro. Insistimos sempre numa avaliação pessoal ao final dos devocionais porque sabemos que todos nós temos que aprender a ser mais sensíveis aos laços que a amizade traz. Nunca é demais dar um abraço, ligar perguntando se tudo está bem, realizar uma visita surpresa, ou apenas sorrir dizendo palavras de ânimo e conforto.
Seja um amigo fiel e tenha compaixão daqueles a quem você doou a sua amizade. E se estiver só neste momento e a aflição tenha lhe alcançado, ore, e peça a Deus o auxilio. E sinta quão carinhoso e amável é o nosso Deus.
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...