
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (II Coríntios 6:14)
Amado(a),
Este versículo fala sobre jugo desigual. Em outros devocionais já foi explicado o que significa a palavra jugo, mas vale lembrar novamente. Jugo é uma espécie de peça de madeira que une dois bois para que realizem um trabalho que pode ser carregar uma carroça ou arar uma terra por exemplo. Portanto é necessário que ande da mesma forma, na mesma direção, no mesmo passo e que os animais sejam semelhantes para que depois de unidos, façam o trabalho de forma conjunta e bem feita. A bíblia usa este termo jugo para nos mostrar que não é possível prender uma ao outro quando aquilo que une é desproporcional, desigual, diferente. Portanto não há como duas pessoas que estão em desigualdade andem juntas. Uma pessoa fiel a Deus não pode unir-se a uma infiel, pessoas que buscam a justiça de Deus não podem atar-se a pessoas que não a buscam, quem anda na luz não pode caminhar com que anda nas trevas. Não necessariamente estamos falando de cristãos e não cristãos. Certamente este é o primeiro exemplo clássico do que não dever ser realizado. No entanto, isto também pode aplicar-se a irmãos onde o caminhar com Deus é diferente, a fidelidade a Deus entre eles é diferente, sociedades onde um sócio entrega o dizimo e o outro não o faz, namoros onde um é servo fiel e compromissado e o outro não, e assim por diante.
Isso serve para qualquer tipo de relacionamento que exija união, caminhar junto, intimidade e busca de um lugar comum. Pode-se usar tal versículo para amizades, sociedades e casamentos. A palavra de Deus nos adverte em Amós 3:3 “Como andarão dois juntos se entre eles não houver acordo?”
Aos irmãos fica aqui a advertência de Deus quanto as associações de pessoas que não tem o mesmo objetivo em comum e tem vidas espirituais completamente diferentes. São estes relacionamentos ou associações que iniciam de forma errada que não somente poderão fracassar, como poderão dividir o corpo de Cristo. Temos de andar em comunhão e unidade para que tudo caminhe em perfeita harmonia. Lembre-se que a Palavra de Deus nos adverte que casa dividida não subsiste. Portanto devemos esta atentos e obedientes a Palavra de Deus.
Deus lhe abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!