domingo, 26 de abril de 2009

“Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa.” (Provérbios:17:13).”



Amado(a), o rei Salomão está nos alertando, neste texto, sobre a ingratidão, lembrando-nos que o homem colhe o que planta. Há um dito popular que diz que “quem semeia vento, colhe tempestades”. O tempo da colheita pode demorar, mas chegará o dia em que finalmente o ingrato, o perverso, o homem mau receberão as consequências dos próprios atos. Isso é o resultado natural da maldade. Ingratidão é um defeito de caráter. Quando o sábio afirma que àquele que paga o bem com o mal, também o mal não se afastará de sua casa, ele inclui a família. Isso significa, mesmo que à primeira vista nos pareça injustiça, que as conseqüências alcançam os filhos. Se pensarmos bem sobre isso, veremos que nossas ações, ou seja, o que semearmos afetará também aos nossos descendentes, pois são frutos de nossa conduta, de nossas atitudes. Se você não costuma ser grato, se não reconhece o bem que lhe fazem, se, ao contrário, age de forma ingrata, pagando com mal o bem que lhe fazem, pense bem: está semeando ingratidão que será colhida também pelos seus.
Não pense que seus atos, por mais corriqueiros que sejam, não lhe trarão conseqüências. Você pode olhar para trás e dizer que tem sido grato aos que lhe atenderam na hora da angústia? Aos que lhe abriram as portas, quando tudo lhe parecia difícil, aos que lhe amaram quando você não tinha nada a oferecer? Você tem sido grato aos que lhe emprestaram seu tempo, seu dinheiro, suas roupas, em momentos de crise? De sua resposta vem também a certeza do que encontrará pela frente. Pode ser que, quando a necessidade novamente bater à sua porta, você encontre portas e mãos abertas para lhe ajudar, mas também pode ser que você encontre o mesmo que semeou: mãos e coração trancados.
Se você, como Josué, tomou a decisão de que servirá ao Senhor, juntamente com sua família, esteja certo de que também o Senhor enviará pessoas que lhe servirão nos momentos de necessidades, não importam quais sejam.
Portanto, amado(a), nunca se esqueça: aquilo que plantar, também ceifará. Se tem plantado compromisso, confiança, amor sincero, respeito, fidelidade, paciência e gratidão, mesmo que demore a colher, não colherá nada diferente. O seu celeiro será farto e sua casa também se fartará desse fruto.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...