
“E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto; E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome.” (Lucas 4:2-3)
Amado(a), Jesus acabara de ser batizado por João batista, Espírito de Deus tinha acabado de descer sobre Ele, E Deus tinha reconhecido a sua filiação: “Este é meu filho amado em quem me comprazo”. Então é levado ao deserto pelo próprio Espírito Santo e fica quarenta dias de jejum sendo tentado. Foram quarenta dias buscando a presença de Deus, em luta da carne contra o próprio espírito, sendo tentado nas fragilidades as quais tinha sido exposto. E a primeira tentação foi a fome. Foi a primeira exposição da carne à falta de alimento. Quando começamos nosso jejum, sempre nos oferecem comida, sempre aparecem com algo gostoso na nossa frente, os alimentos se tornam mais atrativos. É a fome misturada a vontade de comer. Não é fácil. Somos de fato testados neste primeiro quesito. Mas Jesus respondeu:”Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede de Deus”. Esta é de fato uma grande verdade: a verdadeira vida nós temos quando nos alimentamos da palavra de Deus. E a palavra que Jesus mencionou foi a respeito do homem. Então ali, não era a intenção dele provar que era Deus, uma vez que antes de ir ao deserto, o próprio Deus reconhece essa filiação publicamente. Ele precisava se manter firme diante do fato de que se despojou de sua natureza divina para viver de fato como homem, fazendo o que o homem pode fazer e passando pelo que o homem pode de fato passar. Ele não cedeu diante disso. Manteve-se firme em seu propósito e não vacilou, não somente não interrompeu seu jejum, como também provou que era homem e não tinha nenhuma natureza divina. Alimentou-se da palavra e com ela respondeu. Não podemos deixar nosso espírito fraco, sem alimento, desnutrido e frágil. A fraqueza do espírito reproduz em níveis espirituais a fraqueza de alimento da carne: cansaço, desânimo, apatia, uma inércia em nosso caminhar espiritual. Então se alimente não só de pão, mas de toda a palavra de Deus e sinta o seu homem espiritual se fortalecer a cada dia para combater as potestades e principados. Então o diabo leva Jesus a um alto monte e oferece todos os reinos do mundo se Jesus o adorar. Sutilmente o diabo vai tentado Jesus a desistir de se entregar pela humanidade podendo ganhar os reinos do mundo sem ir para a cruz. Mas Jesus sabia que não era um blefe porque ele mesmo chamou o diabo de príncipe deste mundo. O diabo estava oferecendo algo a Jesus que de fato lhe pertencia. Mas Jesus sabia que era necessário entregar sua vida por todos para que fossemos comprados sem dinheiro, mas com uma moeda caríssima, o grande e ultimo sacrifício: A sua própria vida. Assim aprendemos com ele que não devemos negar o sacrifício de Jesus, mas aceitá-lo e divulgá-lo. Deixar que as pessoas tivessem acesso. Ele não desistiu de nós, mas a si mesmo se entregou.
Vem a terceira tentação e o diabo leva Jesus à Jerusalém, ao lugar mais alto do templo e diz a Jesus que se jogue de lá porque se ele for filho de Deus os anjos o protegerão. Mas Jesus diz enfaticamente: Não tentarás ao Senhor Teu Deus e o diabo vai embora por um tempo. O fato é que o diabo estava aqui, usando a bíblia para dizer que devemos confiar em Deus e assim ele queria testar a confiança de Jesus no Pai, usando a palavra.O diabo também quer testar a nossa confiança em Deus e o faz sempre. Ele nos induz a usar as nossas próprias forças para resolver situações onde o próprio Deus será o canal de nossas bênçãos. Então ele nos leva a ser ousados em situações onde nós digamos:”O Senhor estará comigo e eu vou vencer esta batalha”, então fazemos o que o nosso Pai não nos mandou fazer e nos afundamos no erro com uma pseudo confiança no Pai.
Cuidado irmão(ã), é tempo de jejum. Você estará no deserto, será tentado e precisará de uma arma poderosa para vencer esta batalha: a nossa espada.
Maneje bem a Bíblia e derrote o diabo nesta batalha usando uma das mais poderosas armas que nosso Pai nos deixou: A sua Palavra.
Deus lhe abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!