domingo, 1 de março de 2009

“Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.”(Provérbios 9:8).





Amado(a), Salomão nos ensina a não repreender o ímpio. Porque se o fizermos, seremos afrontados. Não devemos lançar pérolas aos porcos. Contudo, se repreendermos ao sábio, ele nos amará. Observe que nesse versículo fica clara a exortação a que se repreenda o sábio.
Isso significa que há a necessidade de repreender àquele que está circunstancialmente andando por caminhos alheios à palavra. E o cristão deve fazê-lo, porém, é necessário que se faça no Espírito e com espírito de mansidão: "Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei, não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder. Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder. Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?" I Coríntios 4:19-21.
Paulo usou dessa prerrogativa muitas vezes para que a igreja pudesse crescer e deixar de ser imatura na fé e nas atitudes. Por isso, amado(a), se você se sentir repreendido(a), de alguma forma, até mesmo pela pregação, pelas mensagens dos irmãos ou da Igreja, a sua reação deverá estar de conformidade com o lado do qual está: você é sábio, ou escarnecedor?
Se é sábio, ou procura a sabedoria, compreenderá que aqueles que o(a) amam, desde que movidos pelo temor do Senhor, procuram o melhor para você e querem vê-lo(a) alcançando o crescimento na graça, porque a graça é iniciativa de Deus, mas crescer na graça é responsabilidade sua.
Não se trata de entrar na vida do irmão e julgar suas atitudes, mas de ampará-lo quando está débil na fé. E isso pode acontecer com qualquer um. Se um irmão sente que o outro está se afastando, que está se deixando levar pelas correntes do mundo, deve tentar alertar, de forma amorosa, sem se arrogar a condição de irrepreensível, porque a ciência incha, mas o amor edifica. E, se alguém cuida saber alguma coisa, ainda não sabe como convém saber" I Coríntios 8.1-2. Aquele que o faz por amor, usa de franqueza: "Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto" garante Salomão em Provérbios 27:5 e Paulo em I Coríntios 13:1-3: “Se não tivermos amor, de nada será, e nada disso nos aproveitará.”
Lembremo-nos de que não temos autoridade para julgar, mas devemos amparar àquele está em perdendo o foco em Cristo. Isso é amor verdadeiro. Quem se cala e consente em ver um irmão se perdendo nas armadilhas de satanás, sem que use do dom que lhe foi conferido, também prestará contas a Deus
Deus não nos enviou como juízes, mas como profetas. Se tomarmos a Sua Palavra nas nossas bocas, não devemos usá-la para julgar, mas para profetizar, conforme ensina Paulo em I Coríntios 14:3: "Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação"
"Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos" é o que Paulo nos exorta em I Tessalonicenses 5:14. Não devemos julgar, mas profetizar, porque a própria Palavra é que fará isto garante João 12:48: "Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia"
Amado(a), como você se percebe no meio da Igreja? Como um sábio, capaz de ouvir as repreensões e usá-las para seu crescimento. Sabendo que tudo o que procede de Deus é bom, mesmo as correções que lhe parecem injustas? Ou como um tolo, insensato, que foge da igreja quando a palavra lhe incomoda, que se ressente com o irmão que lhe mostra o quanto seus passos mal dados podem lhe acorrentar e lhe tirar a salvação?
É tempo de reflexão. E Deus lhe convida a ouvir. Se você tem se desviado, se seus olhos não estão nas coisas de Deus, mas nas seduções do mundo, não seja insensato(a), preste atenção nas mínimas coisas que se apresentam diante de seus sentidos e compreenda que Deus repreende àquele a quem ama. E se os recados estão chegando até você, por meio das coisas mais inusitadas, de onde você menos espera, então aceite a correção e torne a trilhar os caminhos que levam à vida e não à perdição. Seja sábio(a) e compreenderá o que lhe está sendo dito.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...