quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Palavra Viva: Palavra para Comunhão



“E sucedeu que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá. Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.” (II Crônicas 20:1-3)

Amado(a), Josafá foi rei de Judá. Era homem rico, de posses, mas fez algo errado diante de Deus. Aliou-se ao ímpio. Ele o fez casando-se com Atalia filha de Acabe, Rei de Israel, sem que isso fosse ordem de Deus. Na verdade você deve estar se perguntando, por que este casamento não era de Deus se Josafá era Rei de Judá e Acabe era Rei de Israel e os dois eram povo escolhido de Deus? Acabe era poderoso, rei cuja força política a princípio o fazia um homem forte, no entanto, casou-se com Jezabel (Princesa Fenícia) que era uma mulher idólatra, adoradora de Baal e que trouxe seus ídolos para o reino de Israel onde eram cultuados. Além disso, ela perseguia os profetas do Senhor e buscava matá-los. Então, quando Josafá se casa com Atalia (A Biblia se refere a ela como aquela mulher ímpia – II Crônicas 24:7), ele faz aliança com Acabe por meio do casamento (II Crônicas 18:01) “Josafá tinha grande riqueza e honra, e aliou-se a Acabe por laços de casamento”. Isso certamente não era a ordem de Deus para Josafá. E isso o fez unir-se a Acabe em guerra não ordenada por Deus, e não morreu por misericórdia do Senhor. E Deus traz a verdade nos versículos 2 e 3 de II Crônicas 19 “E Jeú, filho de Hanani, o vidente, saiu ao encontro do rei Josafá e lhe disse: Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que odeiam ao SENHOR? Por isso virá sobre ti grande ira da parte do SENHOR. Boas coisas, contudo, se acharam em ti; porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração para buscar a Deus.” Então, quando Deus trouxe a verdade a tona à Josafá, ele percorreu toda a sua nação chamando-a a voltar-se a Deus. Habitou, pois, Josafá em Jerusalém; e tornou a passar pelo povo desde Berseba até as montanhas de Efraim, e fez com que tornassem ao SENHOR Deus de seus pais. (II Crônicas 19:4) Logo em seguida, levantam-se os Moabitas, Amonitas e moradores do Monte de Seir, buscando destruir ao Rei Josafá. E ele foi avisado do grande exército que havia se levantado contra ele. A palavra de Deus diz que ele teve medo e se pôs a buscar ao Senhor e apregoou jejum em todo Judá. Assim acontece conosco. Quando nos arrependemos e buscamos renovar nossa aliança com o Senhor, quando estamos atrás da santidade e de decisões acertadas e uma vida reta diante de Deus, os inimigos se levantam, mesmo que isso tenha sido gerado por desobediência no passado, como no caso de Josafá. E geralmente são em grande número e em várias áreas. E não é errado temer. Isso é humano. O certo é que, quando isso ocorre nas nossas vidas, temos que buscar ao Senhor para que Nele encontremos a resposta. Deus nunca nos desampara, jamais nos abandona, não está surdo aos nossos pedidos principalmente depois do arrependimento e mais ainda quando buscamos atitudes certas na sua presença e percorremos toda a nossa vida fazendo com que toda ela esteja voltada ao Senhor. Isso é buscar santidade.
Não se arrependa somente, busque a presença do Pai e faça uma varredura como um todo, voltando todas as áreas de sua vida ao Nosso Deus.

Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...