
“Ai de vocês, escribas e fariseus, hipócritas! Pois são semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos mortos e de toda a imundícia”. (Mateus 23: 7).
Caráter Cristão
Amado(a), neste texto Jesus expressa sua indignação com aqueles que vivem de aparência, e seu desprezo pela hipocrisia demonstrada por muitos que apresentam um caráter duvidoso. Infelizmente, apesar do sacrifício de Jesus para a redenção de nossos pecados, ainda hoje, muitas pessoas que se autodenominam cristãs estão tratando o Evangelho com hipocrisia. Apresentam aparência de santos, mas agem como ímpios. E o pior disso tudo é que se julgam no direito de criticar e de condenar aqueles que não agem segundo os seus princípios. Jesus se referiu a isso em Mateus 7:2-5 “E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho; estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”.
Condenar o irmão ou o companheiro sem olhar para as próprias falhas é uma atitude hipócrita. Aparência não faz o cristão. Jesus sonda e conhece o coração. Não podemos mentir para Deus, ainda que mintamos até para nós mesmos.
O caráter cristão não se fundamenta na hipocrisia. O verdadeiro cristão reconhece seus erros e limitações e não se envergonha de pedir perdão ou de reconhecer onde errou. Errar é humano e Jesus entende isso, por isso nos perdoa. Mas permanecer no erro é sinal de fraqueza e de falta de inteligência. É incrível, mas sabendo que somos feito á imagem e semelhança de Cristo, que somos dotados de inteligência ainda assim agimos como se fôssemos irracionais e nos deixamos levar pela falta de sabedoria: se sabemos que Deus tudo vê, tudo conhece, tudo sabe e que Ele é o único que pode nos dar ou tirar a vida eterna e outras tantas bênçãos perenes, porque insistimos em parecer bem apenas aos olhos dos outros?
Ninguém, a não ser Jesus, pode nos agraciar com a salvação. Não será nosso irmão, nosso colega, nosso vizinho, nosso chefe, nosso companheiro. Mas só e unicamente o Senhor. Portanto, demonstrar santidade diante dos homens é sinal de ignorância porque nenhum homem tem o poder de salvar-nos. Nosso caráter não deve ser mostrado à luz de um palco, mas nos bastidores, quando ninguém pode nos ver: a não ser Deus. Pense nisso, amado(a), e seja autêntico, sabendo que assim suas falhas poderão ser anuladas. Mas se insistir em ser um sepulcro caiado, saiba que jamais chegará à estatura de Cristo e, pior, jamais habitará o tabernáculo de Deus.
Deus lhe abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!