sábado, 7 de fevereiro de 2009

“Dirige os meus passos nos teus caminhos, para que as minhas pegadas não vacilem”. (Salmos 17:5)





Amado(a), assim como Davi, nós nos preocupamos em saber qual é a vontade de Deus para nossas vidas, mas falhamos quando queremos que isso venha como um livro inteiro, um manual completamente aberto aos nossos olhos. Queremos conhecer tudo, sem ponderarmos que o plano de Deus para nossas vidas é executado passo a passo. E assim não podemos ver o todo se pularmos o primeiro passo, qual seja, obedecer. Se confiamos em Deus, se sabemos que Ele é soberano, não há porque não entregar o controle nas Suas mãos. Deus não nos promete holofotes, ou farol de milhas para enxergamos a longa distância, mas lâmpada para os nossos pés, com luz suficiente para o próximo passo. “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”.(Salmos 119:105).
E assim, fica clara a necessidade de também fazermos a nossa parte. Cada vez que nos apropriamos desta luz, que conhecemos mais a palavra, temos condições de dar passos maiores e mais seguros. Isso faz parte de nossa busca de maturidade espiritual. Por isso o salmista pede ao Senhor que guie os seus passos, para que não vacile. Ele coloca o Senhor no controle.
Se obedecermos e nos ancorarmos na palavra, tendo-a com luz e bússola, certamente Deus também nos revelará e nos guiará à sua vontade um passo por vez, assim como guiou Abraão, como guiou o seu povo Israel: “E o SENHOR ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite. Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite. (Exodo 13:21,22).
Da mesma forma como Deus guiou Felipe (Atos 8:26): “E o anjo do SENHOR falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta”.
Como guiou Pedro: “E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei. (Atos 10:19-20).
Da mesma forma como guiou Paulo e outros homens bíblicos.
Entretanto, se lermos atentamente esses textos, veremos que Deus apresenta um passo de cada vez. Trabalhando paulatinamente na formação do caráter de Seus servos.
Amado(a), ainda hoje Deus nos guia todos os dias. E isso não nos impede de fazer planos. Todavia, precisamos saber que “O coração do homem planeja o seu caminho, mas o SENHOR lhe dirige os passos”,. (Provérbios 16:9). O Senhor zela por nossos sonhos, principalmente se o entregarmos em Suas mãos. Mesmo que não entendamos devemos obedecer porque assim nos ensina Salomão em Provérbios 20:24: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR; como, pois, entenderá o homem o seu caminho?” o que se confirma em Jeremias 10: 23 “Eu sei, ó SENHOR, que não é do homem o seu caminho; nem do homem que caminha o dirigir os seus passos”.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...