domingo, 1 de fevereiro de 2009

“ E não escutei a voz dos que me ensinavam, nem aos meus mestres inclinei o meu ouvido!”(Provérbios 5: 13 ) ”



Amado(a), neste versículo Salomão se mostra arrependido por não ter ouvido a voz daqueles que o chamaram para uma realidade que ele, enquanto estava encantado, não quis ouvir. Depois de amargar as consequências da desobediência e da escolha errada, ele se sente compelido a exortar àqueles que enveredam pelo mesmo caminho: o da união desigual.
Observe que até mesmo o sábio se viu enredado pelo que ele chama de mulher estranha. Mulher estranha significa tudo aquilo que nos tira do caminho do Senhor. E no capítulo cinco do livro de Provérbios ele se dedica a chamar a atenção daqueles que estão propensos a cometer o mesmo erro. Isso, amado(a), para evitar que soframos os reveses anunciados: um fim amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes. Porque quem deixa o caminho do Senhor, envolvido pelos lábios sedutores, certamente encaminha seus pés para a morte; pois os seus passos estão impregnados do inferno. Salomão admoesta-nos a dar ouvidos a sua sabedoria e inteligência e para que observemos o conhecimento, porque ele sabe quão sutil são os lábios da mulher estranha. Ao tempo em que destilam favos de mel, também arma ciladas para que o incauto se perca em caminhos errantes. O que parece suave e doce, em pouco tempo se mostra uma armadilha para tirar a paz e as bênçãos de quem sai das veredas do Senhor. Salomão é exaustivo ao reiterar para que andemos longe dela, e não cheguemos à porta da sua casa; Ele deixa claro que, quem dá honra a quem não compartilha da mesma fé e serve a outros deuses, tão cedo se verá em situação difícil.
Ele avisa que o esforço, e todo o fruto do trabalho irão parar em casa alheia e no fim só restará o gemido e a solidão sem trégua.
Assim, para que não diga: “Como odiei a correção! e o meu coração desprezou a repreensão!”, porque não se desviou enquanto era tempo, porque não ouviu a voz do seu pastor para se juntar com o rebanho separado, e se deixou convencer por lobos de voz macia, o sábio mostra seu próprio exemplo.
Repare que ele diz em Provérbios 5:17 “Sejam para ti só, e não para os estranhos contigo”. O fato é que aquele que se mistura aos incrédulos e se deixa convencer por suas atitudes, abandonando os caminhos do Senhor, também terá o que é seu dividido. Porque no mundo não há compromisso, não há nada que seja duradouro, a não ser a perdição eterna.
Portanto, amado(a), ouça o conselho do sábio, e volte a beber da água de sua fonte, onde é bendito o seu manancial.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...