sábado, 17 de janeiro de 2009

“Que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites?”(Salmos 8:4)





Amado(a), o homem também é obra das mãos do Senhor que fez os céus e a terra. E tudo que Deus criou é bom, porque veio de Suas mãos. O homem mortal foi criado para louvor de sua graça e glória, pois no homem pecador torna-se conhecido a misericórdia de Deus. Assim, por meio do homem mortal, a multiforme sabedoria de Deus é conhecida de todo principado e potestades dos céus. Mas o salmista reconhece que o homem, criado à semelhança de Deus, desvirtuou-se em seus caminhos. O apóstolo Paulo, em Hebreus 2: 6, faz a mesma pergunta que o salmista: "Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que O visites?"
Veja que se observarmos as regras da escrita em português, teremos uma indicação de que diferença reside nesses dois textos, aparentemente idênticos.
No texto de Paulo aos Hebreus o pronome oblíquo 'O' está em maiúsculas, o que significa que se reporta ao Senhor Jesus e não ao homem mortal. Já o salmista indagou sobre quem seria o Filho do homem que haveria de visitar o homem mortal.
Sabemos que Adão foi constituído para exercer domínio sobre a face da terra, conforme afirma Gênesis 1: 26 “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.“
Mas, somente o Filho do homem foi gerado de Deus para exercer domínio sobre todas as obras das mãos de Deus. Com a queda do homem, pelo pecado da desobediência, e com a nova perspectiva criada por Deus, de resgatar a humanidade de seus maus passos, tudo passou a estar sujeito a Cristo, ou seja, debaixo dos seus pés. Por isso Paulo disse: "Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a Criação. Pois nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, dominações, sejam principados, sejam potestades, tudo foi criado por ele e para ele. Ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele" (Colossensses 1: 15-17).
Veja amado(a), que de fato nada somos para merecer a misericórdia de Deus, mas temos a felicidade de ter um Criador longânimo e que nos ama, como nos mostra Paulo em Efésios 1: 4-6 “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado”
Assim, por meio do homem mortal desvendou-se o mistério da vontade de Deus de fazer convergir em Cristo todas as coisas. Somos povo eleito do Senhor e ainda que não mereçamos, temos o amor de Cristo. Sabendo disso, você ainda prefere servir o deus do mundo, do que se voltar para Esse Deus maravilhoso?
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...