quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão



“Nós amamos porque Deus nos amou primeiro” (I João 4.19)


Amado(a), a palavra grega para designar a mais pura forma de amor é Ágape, o amor incondicional. Esse tipo de amor não é determinado pelo mérito ou valor da pessoa amada, mas por Deus. Aquele que desenvolve o amor Ágape ama até mesmo quando a pessoa amada não é amável, não tem muito valor, não corresponde. Porque esse amor não é egoísta, não busca a própria felicidade, mas a do outro, a qualquer preço. Não trata como é tratado, não ama por causa de, mas apesar de. Assim, dá 100% de si e não espera nada em troca. Isto, certamente, não é fácil. Todos queremos ser amados, por isso, fazemos de tudo para conseguir um pouco de amor, mas muitas vezes nossos esforços acabam até afastando de nós a pessoa cujo amor tanto aspiramos. E com o tempo, até mesmo com sofrimento, descobrimos que é preciso amar primeiro, com amor ágape!
Quem ama com amor Ágape não tenta mudar o cônjuge, não exige amor como troca. Simplesmente ama, porque sabe que, assim como “nós amamos porque Deus nos amou primeiro”, a pessoa amada, mais cedo ou mais tarde, responderá com amor. O princípio é simples: amor gera amor!
É isso que está explicito em Gálatas 6:7 “7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Quem semeia amor, certamente, colherá amor. É o que afirma Jesus em Lucas 6:38 “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.”
O amor de Deus por nós ensina-nos a amar ou gerar amor em nosso coração.
Deus nos ama da forma que somos, apesar de nossos defeitos, de nossos pecados, das nossas atitudes e atos egoístas. Se nos espelharmos nesse amor, seremos capazes de amar, no sentido mais elevado e nobre do termo. Seremos capazes de entender e esperar em Deus o amor Ágape, o amor de verdade, que é ordenado por Deus para abençoar, é produzido por Deus para nos capacitar e nos fazer fortes e seguros. Esse é o amor firme, que não vacila, que supera os obstáculos, que acredita no outro, que tudo espera, que tudo suporta: é o amor sem condições, que tudo vence, porque vem de Deus.
Amado(a), esse é o amor que Deus quer que você desenvolva. Um amor sincero e infinito...
Deus lhe abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...