terça-feira, 30 de dezembro de 2008

“Desceu Sansão a Timnate; e vendo em Timnate uma mulher das filhas dos filisteus , e declarou-o a seu pai e a sua mãe, dizendo: Vi uma mulher em Timnate, das filhas dos filisteus; agora pois, tomai-ma por mulher”. (Juízes 14: 1-2)



Cuidado para não cair!

Amado(a), o texto em epígrafe é o início da narrativa de como Sansão, um homem consagrado ao Senhor, destinado a libertar Israel do jugo dos filisteus, mudou o curso de sua vida e, deixando de ser o homem mais forte, foi humilhado pelos inimigos. Essa introdução pode nos revelar muito sobre o que Deus espera de nós ainda hoje, então, atentemos para os verbos deste texto: descer, ver, declarar, e tomar.
Se Sansão desceu é porque estava em um lugar mais alto, e ao descer ele viu uma mulher. Observe que ele não colocou os olhos em uma mulher que estava à altura de seu olhar, mas em uma que estava abaixo. Isso significa que ele deixou de tomar como esposa uma mulher que partilhava da mesma crença, da mesma cultura, dos mesmos valores que ele. E desobedeceu: “não contrairás com elas matrimônios; [não darás] tuas filhas a seus filhos, e não tomarás suas filhas para teus filhos (Deuteronômio 7:3). Assim, ele desceu. E descer, amado(a), significou o início de sua queda, que culminou na perda do dom que lhe era dado por Deus. O segundo verbo mostra que Sansão viu uma mulher. E ele só viu porque desceu. Se estivesse com os olhos firmes no alto, jamais teria visto, ainda que olhasse, para uma mulher que contrariava os princípios nos quais fora educado. Quando você não está com os olhos firmes em Deus, você corre o risco de enxergar beleza e se vê atraído(a) por algo ou alguém que não faz parte de seu mundo e isso pode ser um sinal de queda. E ele declarou aos seus pais. Declarar significa admitir, confessar. Quando ele fez isso, ele confessou diante de sua família a sua intenção de se associar a uma mulher estranha, o que contrariava o mandamento de Deus. Ao olhar para o que não é permitido, desejando fazer aliança com algo, ou alguém que não faz parte de seu mundo, você declara diante da sua família, da igreja, dos irmãos que não se importa com os estatutos do Senhor, mas o que conta é o seu desejo imediato e você assume o risco de transgredir a lei por conta de uma sedução do mundo. Os filisteus representam o mundo. E por último, o verbo tomar, que significa pegar para si, para se ajuntarem, para se fazerem um. Veja que tomar nesse caso significa a contaminação do que é consagrado a Deus, quando se mistura com aquilo que é do mundo, portanto, longe dos estatutos de Deus. Quando Sansão desejou tomar uma mulher estranha, ele não viu mal nisso, pois já estava sendo iludido por satanás, porque primeiro desceu.
Amado(a), satanás é ardiloso, mas não é nada perto do Deus que você serve. Se você tem descido a lugares abaixo da altura que Deus tem para você, tem colocado os olhos e desejado se juntar com aquilo que não faz parte do seu mundo, ainda há tempo de olhar para o alto. Os filisteus ainda não cegaram você completamente e não lhe roubaram a força. Você tem um Pai, uma família que partilha dos mesmos valores que você, não desça mais! Não busque no mundo o que pode encontrar na casa do Pai. O Senhor tem lhe dado a orientação, enquanto há salvação. Não espere ser atraído de uma forma sem volta. O Senhor tem lhe enviado seu anjo para lhe proteger, tem lhe mandado mensagens das formas mais diversas. Mas você ainda não ouviu a voz do Espírito. Ele fala consigo de todas as maneiras. Até mesmo em pequenas cenas cotidianas, em discussões corriqueiras. Lembre-se de que tudo coopera para o bem dos que amam a Deus. E Ele tem lhe mostrado isso. Não é difícil entender o recado: o Espírito Santo mostra que água é óleo não se misturam. Se você pensa diferente do que pensam aqueles que têm lhe rodeado, se seus valores não são comuns, não se engane: Dalila, para atrair Sansão, também se aproximou dele. À primeira vista, também pareceu amável e receptiva.
A história da queda de Sansão deve ser suficiente para que você, amado(a), não seja completamente cegado por satanás. Para continuar forte você precisa ficar entre o povo de Deus, não precisa descer para o mundo para confirmar sua pseudo-força. Não precisa se misturar com pessoas de cultura e valores diferentes para que o mundo reconheça quem você é. E, sobretudo, não precisa se arriscar a perder sua salvação por conta de uma ilusão que, tão breve quanto chegou aos olhos, também passará.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...