terça-feira, 23 de dezembro de 2008

“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez”. (Provérbios 14:29)


Precipitação

Amado(a), Salomão com toda a sua sabedoria declarou que o precipitado é um insensato. Disse também que é melhor encontrar uma ursa da qual roubaram seus filhotes do que um tolo em sua insensatez.
O insensato afasta de si as bênçãos e chama a si toda sorte de problemas, porque, assim como o ansioso, não sabe esperar em Deus, caminha em direção à ruína e demonstra falta de confiança e fé no SENHOR, porque Nele não espera.
Mesmo sabendo aonde sua precipitação o levará, o insensato entra na primeira porta que lhe é aberta. Sabe que ali não está o seu tesouro, o que seu coração espera, mas contenta-se com o pouco, ainda que por pouco tempo, porque não tem sabedoria e paciência para aguardar o melhor.
Age de forma leviana, repetitiva e inconseqüente, como quem não tem nada a perder, por isso está sempre perdendo. Perde o amor verdadeiro, o respeito da família, a admiração dos colegas, porque é visto como um inconstante, um vira-folhas, alguém que não tem raízes. Muda de casa, de amigos, de família, de emprego, de igreja e de fé, na precipitação do vento. E por conta disso não consegue concluir nada que inicia. Quase foi promovido, quase terminou um curso, quase teve um lar, quase foi feliz, quase exerceu um ministério na igreja... O precipitado, da mesma forma que abre a primeira porta e se atira ao que nela vê, como se fosse a sua única alternativa, também bate essa porta sem considerar o que deixou para trás. Por isso perde o amor, o respeito, a consideração, a comunhão verdadeira. E o que é pior: perde a graça de Deus. Quem se compromete com Deus de forma precipitada também corre o risco de abandoná-Lo ao primeiro sinal que o mundo dá para atrair os néscios, os tolos. É como uma criança, sem siso, mesmo que já tenha vivido várias décadas. Anos que só lhe acrescentam rugas, mas não maturidade.
Quem tem Jesus no coração, tem a verdadeira confiança de que Ele estará à frente de tudo e não precisa se precipitar nem para iniciar, nem para terminar algo sem Sua confirmação. Aos Seus filhos, Deus jamais desampara. Mas o precipitado não se comporta como filho, porque não demonstra confiança no Pai. Antes age por orgulho, satisfação imediata, ignorando quem quer que seja. Quem não se importa com o Pai, tampouco se importa com os irmãos. Mas a conseqüência disso é o retorno a si próprio, a lei da semeadura. Quem não sabe esperar a hora certa da colheita, não come o pão da fartura. E o pior disso tudo é que o precipitado vive em um círculo vicioso. Não aprende com seus erros, não busca a libertação para fugir de seus fracassos, mas firma-se nas suas parcas forças, sem a humildade para ouvir seus líderes, para aceitar suas limitações. Erra porque pensa que dessa vez não errará mais, no entanto, suas atitudes não mudam. Muda apenas de foco, nunca de postura. Tem razão Salomão de chamar esse homem de insensato, pois sabe aonde sua atitude o levará, sabe que não tem forças para lidar com suas limitações, mas insiste em desobedecer à Palavra, ao Espírito Santo, à voz da consciência, ao seu próprio desejo de mudar o curso de uma vida insensata.
Amado(a) ouça o que diz as Escrituras: “Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia”. (Tiago 5:7)
Deus nos livre de toda precipitação, esperemos no SENHOR।
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...