sexta-feira, 7 de novembro de 2008

"Em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos". (Atos 11:26).



Quem pode ser chamado cristão?

Lucas nos explica a origem da palavra “cristão”. Ele conta que a expressão "cristão" surgiu pela primeira vez na cidade de Antioquia em referência aos discípulos de Cristo naquela cidade. Foram assim chamados pelos moradores daquela grande metrópole devido ao bom exemplo que davam e por sempre testemunhar a respeito de Jesus. A partir da esse apelido suplantou os outros apelidos pelos quais eram conhecidos os discípulos pelos judeus: “Temos achado que este homem é uma peste, e promotor de sedições entre todos os judeus, por todo o mundo; e o principal defensor da seita dos nazarenos”; (Atos. 24.5).
Esse significado não foi dado por Jesus, a Bíblia não registra nenhuma passagem em que Ele tenha se referido dessa forma aos seus apóstolos ou qualquer outra pessoa. Ele simplesmente chamava-os de "discípulos" ou "seguidores".
Os discípulos ou seguidores foram assim chamados porque tinham uma conduta muito parecida com a do Cristo, que eles pregavam e imitavam.
No entanto, o significado para a palavra cristão hoje é bem diferente do significado usado originalmente na Bíblia. De forma genérica, basta viver em uma civilização, ou ter sido batizado em qualquer religião denominada "cristã", para ser chamado assim. Mas poucos são os que realmente têm uma forma de viver que faz jus a essa palavra. Pregam uma coisa, mas vivem outra.

Amado(a), você tem carregado esse nome de forma digna? Tem verdadeiramente sido seguidor de Cristo, ou sua conduta tem sido incoerente com o nome pelo qual é conhecido entre seus colegas, amigos e familiares?
Pense nisso, pois certamente lhe será cobrado.
A transformação interior e exterior é necessária para aqueles que querem carregar as honras de levar esse nome.
Lembre-se do que Jesus disse sobre quem é, de fato, um cristão: "Nisto é glorificado Meu Pai, que deis muito fruto: assim, sereis Meus discípulos": "a árvore se conhece pelo seu fruto''; "quem está em Mim e Eu nele, dá muito fruto". (João 15: 8).


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...