terça-feira, 9 de setembro de 2008

“Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome”. (Salmos 100:4)



Gratidão



A gratidão é fruto do Espírito Santo e seu contrário demonstra que somos imaturos e egoístas. Quem espera apenas receber e nunca tem uma palavra de agradecimento, comporta-se como alguém que espera ser servido sempre, como se isso fosse obrigação e não graça. Mas aquele que em tudo dá graças agrada ao coração de Deus. Nos gestos mais simples, devemos ser agradecidos. Devemos reconhecer o esforço do irmão, do cônjuge, do amigo em nos ver bem. E nada é mais sublime do que o coração agradecido. A gratidão é destacada como um dos mais nobres sentimentos que o homem pode externar. Dela surgem a nobreza e os sentimentos mais puros, e dá origem a uma série de sentimentos edificantes: amor, amizade, caridade e fidelidade, dentre outros. Ser grato abre as portas do coração de Deus e para o sucesso.
Apenas pessoas maduras conseguem ser gratas sem serem superficiais e bajuladoras. O ato de agradecer nivela quem agradece à pessoa que recebe o agradecimento. A gratidão é uma virtude que nos coloca no caminho de Jesus: é privilégio de grandes mentes. Veja que Jesus externou gratidão: “E tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam”. (João 6: 13)
Mas ser grato exige de nós humildade, pois só exercita a gratidão aquele que se despe da vaidade e reconhece o auxílio recebido do outro. Exige também altruísmo, porque o egoísta não se permite reconhecer que deve algo a outras pessoas. Exige maturidade, pois devemos ser gratos tanto ao que nos faz bem, como àqueles que “aparentemente nos fazem mal”. Mas em geral, se o fazemos, tendemos a agradecer as coisas e pessoas que nos fazem felizes e que nos dão aquilo que desejamos.
Amado(a), sejamos gratos a Deus, em primeiro lugar pela vida e pela salvação, e aprendamos com Jesus a ser gratos pelo pão e por tudo que o Pai misericordioso nos dá. Mas sejamos gratos também com nossos semelhantes. Isso nos fará caminhar para a busca da estatura de Cristo.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...