sexta-feira, 5 de setembro de 2008

"Sede sóbrios, vigiai, o vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão e procurando a quem possa tragar". (1Pedro 5:8)

Tentação


A tentação é algo que nem jovens, nem pessoas maduras estão livres, pois é algo cuja conotação é espiritual e independe de idade. Em geral é sorrateira, e sutil e envolve até mesmo o cristão mais consagrado.
Vemos na Bíblia o diabo, nosso adversário, procurar tentar o próprio Jesus, que, em momento algum cedeu a suas investidas. Mas o episódio, narrado por Lucas 4: 1-13, serve para nos mostrar até onde vai as investidas do pai da mentira.
Sabemos também que o mundo jaz no maligno, mas aquele que é de Deus, "o maligno não lhe toca". (1 João 5:18).
Quando tentado por quarenta dias pelo diabo, Jesus retrucou com a arma infalível, a Palavra de Deus e saiu incólume: E Jesus lhe respondeu, dizendo: “Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”.
Satanás, desde sempre tem o propósito malicioso de testar a fraqueza de alguém para levá-lo a cair na armadilha de desobedecer a Deus, pois ele é o adversário implacável tanto de Deus como dos homens.
Por isso, a Palavra de Deus ensina em Marcos 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”.
Primeiro vigiai, essa é a ordem, porque o diabo é sorrateiro e pensa ser astuto. Dificilmente ele se apresenta como uma coisa feia e imunda, mas é sutil e capcioso, sempre tentando desviar nossa atenção dos propósitos de Deus. Ele conhece nossas fraquezas e procura entrar justamente naquilo em que estamos fragilizados. Pode ser com relação à vida pessoal, sentimental, financeira...
Amado(a) examine a si mesmo e veja qual é o seu ponto frágil. Vigie, pois é aí mesmo que o pai da mentira entra e tenta lhe convencer de fazer o oposto do que a Palavra de Deus lhe ensina. Se você tem problemas com a solidão, ele coloca do seu lado a tentação de vencê-la com a primeira pessoa que lhe aparece, sem cuidar se vem de Deus. Muitas vezes ele faz parecer belo e agradável o que vai lhe desviar dos caminhos do Senhor. Se seu problema é financeiro, ele fala em seus ouvidos que não precisa ser dizimista, nem ofertante, afinal seu orçamento já está apertado, assim, assopra ele “quando tiver com as contas em dia, você fará isso, Deus entende...”
Na verdade, o que ele faz é parecer natural a desobediência e cega seu entendimento, para que não desfrute das prerrogativas de ser herdeiro das promessas de Deus. Não se iluda, em pouco tempo, se não vigiou, o cristão incauto logo estará se sentindo novamente solitário, com as mesmas dividas e, pior, distante do Pai.
Amado(a), se você é inteligente, e você é, porque foi criado à imagem e semelhança de Deus Pai, não dê ouvidos às artimanhas do enganador. Vigie e ore sempre, pedindo ao Senhor forças para resistir às tentações. Ele o ouvirá e o livrará das tentações. Lembre-se do que disse Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”.


Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...