sábado, 23 de agosto de 2008

Palavra Viva: Palavra para Comunhão


O perdão é sempre para quem perdoa.

“Arrepende-te, pois, dessa tua iniqüidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;”(Atos dos Apóstolos 8:22)

Há pessoas que não conseguem avançar em muitas coisas na vida porque retém em si o perdão. Não se perdoam por algo que fez e seguem escravizadas pela culpa. Muitas vezes introjetam a culpabilidade, mas são incapazes de admitir a si próprias que erraram e que carecem de se perdoar. O autoperdão também é importante, porque reconhecendo os nossos erros encontramos forças para reformular nossas atitudes e começar uma vida nova.

Mas antes de tudo é preciso arrependimento sincero, todavia o arrependimento, puro e simples, se não vier acompanhado da ação reparadora, é tão inócuo e prejudicial quanto a sua falta. Considerando a própria fragilidade, a pessoa concede a si própria a oportunidade de reparar os males praticados, reabilitando-se perante si mesmo e perante aqueles a quem tenha prejudicado. O autoperdão ajuda o amadurecimento moral, porque propicia clara visão de responsabilidade, leva a pessoa à reflexão, antes de tomar atitudes agressivas ou negligentes, precipitadas ou contraditórias no futuro. Quando alguém se perdoa, aprende também a perdoar o outro, oferecendo a mesma oportunidade ao seu próximo.

Há pessoas que se culpam por terem nascido e sentem-se como um grande fardo. Para compensar essa rejeição sentida em algum momento de sua vida, passam a vida tentando mostrar aos outros o quanto são úteis, importantes, como que para provar a si próprias que são merecedoras de amor e de atenção.

Quando não nos perdoamos ou não perdoarmos alguém, carregamos os sentimentos de mágoa e ressentimentos e isso envenena nosso organismo, porque, se alimentarmos idéias de ódio e vingança entramos na mesma sintonia de agressão, sobrecarregamos nossos pensamentos e nos tornamos escravos daquilo que não sai de nossa mente.

Amado(a), Deus nos liberta da acusação, mas enquanto Ele quer que saibamos que somos perdoados, Satanás quer que nos sintamos culpados. Satanás cochicha em nossos ouvidos para nos imputar sentimentos de culpa, para nos aniquilar, porque sabe que esses sentimentos nos mantêm separados de Deus.

Em Apocalipse 12:10, ele é chamado de o "acusador de nossos irmãos." Mas Deus declara que somos puros como Jesus Cristo. Deus disse que nós somos completamente perdoados porque Jesus pagou a penalidade por nossos pecados quando Ele morreu na cruz e que somos livres “porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite”.

Vivamos em paz e com a nossa consciência tranqüila pronta para merecer o perdão das pessoas que prejudicamos com os nossos atos, palavras e pensamentos, pois somente será perdoado aquele que perdoa.

Deus te abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...