domingo, 31 de agosto de 2008

Não deis lugar ao diabo” (Efésios 4:27)





As brechas que o cristão não pode deixar

Uma expressão bíblica bastante conhecida no seio da Igreja é que o diabo é pai da mentira, que veio para matar, roubar e destruir. Sabemos que ele anda ao derredor tentando encontrar brechas, fraquezas, áreas frágeis na vida do cristão, por isso é preciso sobriedade e vigilância. Se não deixarmos brechas, o diabo não pode agir em nossas vidas. E não existe maior fraqueza no cristianismo do que aceitar os padrões do mundo. Não existe maior fragilidade na vida de um cristão do que aderir, aceitar, pensar ou agir de acordo com o modelo fracassado do mundo. Mas o diabo, conhecedor disso, tem como principal estratégia banalizar o pecado.
Ele faz com que enxerguemos o pecado de uma forma tão “comum” que deixamos de considerá-lo como pecado. Coisas que nos parecem tão simples, que não vemos como pecados, vão abrindo brechas para o inimigo agir em nossas vidas.
Por isso devemos ficar atentos ao que nos diz o apóstolo Paulo aos Romanos 12:2 "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."
Se aderirmos ao modelo do mundo, passamos a pensar e a agir como o mundo pensa e age, e não percebemos que esses são os caminhos pelos quais o diabo se fortalece em nossas vidas. Por isso é preciso atentar para o que diz 1 Pedro 5:8: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo".
Quando o diabo sopra em nossos ouvidos coisas que aparentemente são inocentes como deixar de ir ao culto para fazermos um programa com nossos amigos, ou não devolver o dízimo porque pode nos fazer falta naquele mês, não vemos isso como pecado. Afinal, somos seres sociáveis e precisamos conviver com nossos semelhantes, nosso salário pode estar minguado e as contas estão mesmo vencendo. A questão é que, passamos, com o tempo, a achar natural não irmos à igreja porque ele sopra que podemos orar em qualquer lugar. Daí, assumimos um compromisso aqui, outro ali, e Deus vai ficando em segundo plano. Pensamos “isso não é pecado”. E, na seqüência, passamos a nos comprometer mais com as pessoas mundanas e deixamos a comunhão, deixamos de ler a palavra, não cultuamos mais a Deus e em seguida estamos fazendo igual ou pior que aqueles que jamais confessaram Jesus como seu Senhor e Salvador. "Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." (Provérbios 25:28). E peca quem não coloca Deus em primeiro lugar. Pois que desobedece ao grande mandamento: “Amarás o Senhor teu Deus sobre todas as coisas”.
Lembre-se do que nos disse Tiago 4:7 “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. O diabo é ladrão (João 10:10), mas ele só pode roubar aquilo que o homem deixa. No entanto, se fechamos todas as brechas, ele só pode ficar ao derredor esperando oportunidade para atacar, mas não pode agir. "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca." (I João 5: 18).
Qual tem sido a brecha em sua vida para o diabo roubar legalmente sua bênção?
Amado(a), você tem negligenciado o primeiro e grande mandamento? Tem dado lugar à carne, praticando a prostituição, a mentira, a corrupção? Tem alimentado a soberba, o orgulho, a vaidade? Não libera perdão ou não faz o bem quando pode fazê-lo?
Faça um exame consigo mesmo(a) e experiente dar lugar ao Espírito Santo para ajudá-lo(a) a varrer o pecado de sua vida. À medida que você for subjugando a sua própria carne, você fortalecerá o seu espírito. “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça”. (1 João 1:9)



Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...