quarta-feira, 13 de agosto de 2008

“Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” (Romanos 2:4)



Tolerância é fruto do Espírito

As pessoas são diferentes, nem mesmos os gêmeos são iguais. E cada um age ou reage de acordo co suas diferenças. Podemos até encontrar algumas semelhanças entre pessoas. Todavia, na prática, a pessoa só é semelhante porque possui algumas diferenças. Nos relacionamentos humanos, o grande problema não reside nas possíveis coisas iguais, mas nas diferenças existentes. E é neste ponto que se torna importante a virtude da tolerância. Isto é, como conviver com diferenças, de modo a não permitir que elas nos separem.
Nos relacionamentos humanos, espera-se que os mais maduros tolerem as fraquezas dos imaturos. Não no sentido de pactuar com os erros, mas no sentido de compreendê-los e ajudar o inexperiente a evoluir. Não há relacionamento humano que resista à intolerância. Casais que adotam a filosofia do “eu trato como sou tratado” não conseguem viver em harmonia, não conseguem crescer juntos.
Ser tolerante não é ser fraco. Mas o resultado de pessoas que aprendem a cultivar o amor bíblico e a viver com cooperação. Assim todos crescem. Jesus nos deu esse exemplo quando conviveu com pessoas de temperamentos e caráter que não poderiam ser tidos como exemplares, no entanto, permitiu-lhes que crescessem em suas limitações. Sejamos, pois, tolerantes para crescermos respeitando o outro como gostaríamos de ser respeitados.

Graça e Paz!
Adaptado de: Pr Sérgio Fernandes, em “Palavras que Transformam"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...