sábado, 15 de janeiro de 2022

Alimento para o espírito: equidade!

 Cenpec foca em desigualdades educacionais


“Seja a vossa equidade notória a todos os homens...” Filipenses 4:5a

Equidade diz respeito à forma de tratar a todas as pessoas de acordo com o seu direito, respeitando as diferenças intrínsecas de cada um. A equidade pressupõe três comportamentos básicos: o senso de justiça, a retidão e a imparcialidade. O senso de justiça se baseia na maneira como agimos com Deus, conosco mesmos, com o nosso próximo e com a sociedade. Assim, todos os nossos atos estão alicerçados na maneira de lidarmos com o outro da forma que Deus aprovaria e de modo que nós mesmos gostaríamos de ser tratados. A justiça é a base da equidade, por isso devemos nos esforçar para proceder de forma justa para com todas as pessoas, mesmo com aquelas que nos tratam sempre com injustiças; retidão significa zelar pela honestidade, sem querer levar vantagem sobre os outros, sem negociar valores, talentos e dons em troca de favores; não se aproveitar da boa-fé ou da ingenuidade das pessoas; não usar, enganar nem manipular o próximo de nenhuma maneira, não compactuar com o mal, abominar toda forma de mentira e engano; não se assentar na roda dos escarnecedores e se afastar de toda a aparência do mal. Essas condutas revelam um verdadeiro espírito reto diante de Deus. A imparcialidade é a outra característica que dá forma à equidade. Ser imparcial é agir, falar e pensar sem ser influenciado por emoções, pessoas ou sentimentos, pois a verdadeira justiça exige que nos posicionemos de maneira plenamente racional tomando como base e considerando apenas a verdade. Portanto, a equidade é sinônimo de justiça, e traz em si a importância da honra, e do respeito pelo próximo e evidencia os ensinamentos de Jesus.

Para orar neste dia:

Senhor, meu Deus, peço-lhe, neste dia que me conduza no caminho da justiça e equidade diante do Senhor e dos homens, para que eu ande com sabedoria, remindo o tempo e que a minha palavra seja sempre agradável, temperada com sal, como convém responder a cada um. Que eu me comporte com todos de forma imparcial, com retidão e justiça em tudo o que o fizer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...