terça-feira, 17 de outubro de 2017

Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, Hebreus 1:1


A Bíblia reiteradas vezes apresenta as diversas formas pelas quais Deus se revela a nós. Deus falou a Adão no jardim e a Moisés na sarça ardente. Ele falou a Miquéias sobre Belém, a Isaías sobre o Calvário e a Joel sobre o Pentecostes. Deus falou de Sua criação, Sua santa lei, Sua nação escolhida e dos detalhes de Sua aliança com Israel. Repetidamente, Ele falou de um Salvador por vir, cuja vinda introduziria os últimos dias e uma nova aliança. O autor de Hebreus afirma que é por meio de Jesus que Ele se revela atualmente, portanto, se antes pela voz dos profetas Deus falava aos homens, dando-lhes orientações sobre como agir, hoje, é pelo testemunho de Jesus que Ele se revela a nós. Mas continua falando em nosso coração que, se não tivesse sido abafado pelo pecado certamente ouviria o sermão da natureza que, por si só, já é uma revelação carregada de descrição sobre o Criador e de testemunhos da criação. Até mesmo a nossa consciência fala da lei de Deus e do julgamento vindouro. Todas essas formas de revelação podem ser subjetivas e de difícil registro, pois depende da linguagem humana e nossa memória limitada e falível, por isso precisávamos de um registro acurado, completo e permanente. Precisávamos de um livro no qual a revelação bíblica resiste ao tempo e às mudanças individuais e sociais. A palavra final de Deus veio a nós por meio de Jesus Cristo. Sua vinda é tão significativa também como forma de revelação que a Bíblia afirma que “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus.” (João 1:1-2). É o verbo, a palavra ação. Portanto, não foi por acaso que a vinda de Jesus dividiu tanto o calendário histórico quanto a nossa Bíblia.
 “Então disse: Eis aqui venho; no rolo do livro de mim está escrito.” (Salmos 40:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...