quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6


As crianças não conhecem naturalmente a diferença entre certo e errado, por isso Deus nos deu a incumbência de ensinar nossos filhos. E Deus deixa claro que elas devem ser ensinadas no caminho em que devem andar. Isso significa que há um caminho certo. Esse mundo oferece muitas incertezas e são muitos os que insistem em dizer que não há um caminho certo para viver e que somos livres para optar entre as diversas propostas que o mundo nos oferece. Todavia, a Bíblia nos ensina que há um único caminho certo, e que é nele que devemos guiar nossos filhos: Jesus Cristo (João 14:6). Há uma significativa diferença entre ensinar no caminho e em vez ensinar o caminho. Ensinar no caminho significa ensinar com exemplo, mostrando em atitudes e não com palavras. Enquanto ensinar o caminho pode significar tão somente apontar a direção, sem necessariamente viver exemplarmente nesse caminho. Salomão nos mostra a importância dessa atitude que os pais devem tomar em relação à formação de seus filhos, lembrando-nos que quando a criança aprende vivenciando o caminho certo, mesmo quando envelhecer não se desviará dele. Aquilo que ensinamos ao nosso filho nos primeiros 20 anos determinará a direção que ele seguirá por toda a vida. Mais importante ainda, seu ensinamento provavelmente o guiará a fazer a escolha de onde ele estará na eternidade. Essa é uma grande responsabilidade que assumimos quando decidimos nos tornar pais, pois temos a responsabilidade de prover as necessidades materiais e espirituais da família.


"Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente" (1 Timóteo 5:8). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...