sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens.” (Lucas 2:52)



A humanidade de Jesus não foi apenas aparente, Ele foi semelhante a nós, exceto no pecado, sendo perfeitamente homem sem deixar de ser perfeitamente Deus. E se como cristãos somos pequenos Cristos é Nele que devemos nos espelhar para crescemos em estatura, conhecimento e sabedoria, como exorta o apóstolo Paulo em Efésios 4:13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. A Bíblia nos mostra que Jesus cresceu em todos os sentidos: primeiro, ele cresceu fisicamente, assim como nós, cumprindo o processo da natureza humana, como determina o nosso DNA  “e crescia Jesus em estatura”. Depois, Jesus cresceu intelectualmente, “e crescia Jesus em sabedoria”, para também crescer espiritualmente, “e crescia Jesus em graça diante de Deus e dos homens”. As Evangelhos mostram que Jesus era submisso a seus pais na terra (Lucas 2:51) e submisso ao Pai Celestial (Lucas 22:42).

Esse deve ser o nosso modelo de crescimento saudável, pautado em um equilíbrio nas diversas áreas da vida. Infelizmente a sociedade atual valoriza muito o crescimento físico e intelectual em detrimento do crescimento espiritual e esse desajuste que tem impedido os homens de alcançarem a estatura de Cristo. Se temos Cristo como modelo, se admitimos que Natal é o nascimento de Jesus em nós, devemos permitir que Ele também cresça de forma saudável. Assim, precisamos cuidar de nossas almas como cuidamos de nossos corpos. Devemos investimentos em nossa vida devocional como investimos em academias, e cosméticos. Precisamos gastar mais tempo olhando para nossa vida espiritual e menos tempo para o espelho. Precisamos ir mais à igreja e contemplar a face de Deus com mais frequência do que vamos ao shopping e admiramos as vitrines. Pensemos nisso para fazer o nosso projeto para 2015. Deus não espera que descuidemos de nosso corpo, afinal ele é o templo que o Espírito habita. Mas certamente a orientação do Criador é para que sigamos o exemplo dado por Jesus. Ele espera que cuidemos do corpo sem desmerecermos a alma. Que façamos investimentos na nossa formação intelectual, tendo o mesmo cuidado com o nosso crescimento espiritual. Jesus é o nosso exemplo. A ele devemos imitar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...