quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. 1 Coríntios 13:13





Podemos ter fé em varias coisas ou pessoas: em santos, em anjos, em Maria, em um objeto, um amuleto, um patuá... Podemos até mesmo fazer uma fezinha na loteria, ter fé supersticiosa, mas essa não é a fé sobre a qual o apóstolo Paulo nos fala também em  Efésios 3: 17-19 "que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus." Fé em Deus e em Jesus somente é o que Bíblia diz, em nenhum outro nome. Hebreus 11: 1 assim define o que é fé: "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem." Segundo a Bíblia, a fé, a esperança e o amor não podem ser vistos, mas podem ser achados. Nós podemos até ver aparentemente o amor, mas só podemos confirmá-lo se ele for achado. Essas três coisas podem ser achadas, vemos como exemplo o caso do centurião romano. O centurião tinha fé para que seu criado fosse curado, essa fé produziu uma esperança verdadeira e Jesus operou um milagre à distância. O que movia a fé e a esperança naquele homem era o amor por seu criado, conforme descreve Lucas 7:2. O amor fez com que aquele homem buscasse uma forma de curar o seu criado. Ele não amava a Deus,  conhecia Jesus apenas de ouvir falar, mas tinha amor por seu criado e isso o fez encontrá-lo. O amor produziu o primeiro milagre, a cura do criado. Mas esse amor fez com que o centurião refletisse sobre quem era Aquele homem que produzia milagres e se reconhecesse indigno de recebê-Lo em sua casa, porque se reconhecia pecador. Vemos que o centurião começou a amar a Deus, depois que reconheceu o Seu Filho. Só vence o mundo aquele que crê em Jesus, somos mais do que vencedores Nele. Precisamos ter fé, esperança, mas, sobretudo, amor, o maior de todos, segundo Jesus. Quem tem amor consegue tudo o que precisa. Por isso 1 João 3:22-24 afirma: "e qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.  Ora, o seu mandamento é este, que creiamos no nome de seu Filho Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, como ele nos ordenou.  Quem guarda os seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...