terça-feira, 29 de outubro de 2013

“Porventura se procederes bem, não se há de levantar o teu semblante? e se não procederes bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo; mas sobre ele tu deves dominar”. Gênesis 4: 7



Nossas ações, escolhas e posturas diante dos irmãos, dos colegas ou da sociedade refletem-se em nossa vida e encontram ressonância diante daqueles com os quais convivemos, quer seja em âmbito pessoal, profissional ou social. A forma como somos vistos determina a reação das pessoas em relação a nós. Assim, o nosso comportamento irá determinar não só a reação de Deus, ministrando bênçãos ou correção em nossas vidas, mas também a reação das pessoas em relação ao que ouvem de nós. Nosso semblante reflete nosso interior, mesmo que tentemos maquiá-lo. Se não vivemos o que pregamos, corremos o risco de passar uma visão equivocada Daquele a quem devíamos apresentar. Se não vivemos como Cristo ensinou, envergonhamos o Seu Evangelho. Jesus viveu tal qual exortou aos Seus discípulos a conduzirem suas vidas. Quando Caim se voltou contra seu irmão ficou estampado em seu semblante o erro cometido e sua atitude jamais passaria despercebida, assim como as nossas atitudes em relação às pessoas com as quais convivemos. O pecado jaz à porta e está sempre a espreita para prevalecer sobre a nossa missão de sermos pequenos Cristos. Por essa razão o Senhor nos diz que devemos dominar o desejo carnal. Caim se deixou dominar pela inveja e agiu guiado por ela. Seu semblante refletiu isso se decaindo. Em seu íntimo, ele sabia que procedeu mal, tanto que sua reação diante da resposta à pergunta de Deus foi a de evitar a resposta. Se tivesse agido conforme sabia ser correto, certamente seu semblante teria refletido isso e sua resposta teria sido segura e objetiva. A reação de Caim é percebida naqueles que sabem que estão devendo algo a alguém. Sua tendência é devolver a pergunta como uma reação de defesa, abaixar o olhar, quando não se posicionam na condição de vítima. Acaso sou eu o guardião de meu irmão? Essa foi a resposta de Caim ao ser pego em flagrante erro. Essa tem sido a reação de devedores em relação aos seus credores. Quem age corretamente pode andar de cabeça erguida, sem denotar orgulho, mas o reflexo de uma atitude coerente. O coração alegre aformoseia o rosto, afirma o sábio. E a alegria que vem de uma consciência tranquila é visível e não pode ser fingida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...