terça-feira, 8 de outubro de 2013

Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; Efésios 1:4


O apóstolo Paulo nos ensina que fomos chamados para ser filho semelhante a Jesus. Esse é  o projeto de Deus e por isso  temos uma condição: o chamado à santidade.  Para tal temos também o chamado para ser discípulo de Cristo. Esse é  o meio pelo qual chegaremos  a Ele, tendo a atitude de servos. Por isso Paulo nos exorta em Efésios 4:1 "Rogo-vos, pois irmãos, que andeis de forma digna da vossa vocação com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor". Se entendermos que somos filhos, descobriremos que somos herdeiros da santidade, do caráter, da forma de ser do Criador e, consequentemente, das outras riquezas na glória. Mas é preciso  também compreendermos que a santidade é a qualidade dos filhos de Deus e essa é a condição imprescindível para estarmos em sua presença. Sem santidade não podemos manter contato com ele. Se Deus é Santo, Ele quer filhos santos. Separados do mal, da perversidade, da mentira, do roubo, do engano, do mundanismo que nos impendem que sermos discípulos de Jesus. Ser discípulo  é estar disposto a se separar para aprender pela imitação da vida de Cristo na força do Espírito Santo. E não há como fazer isso absorvendo as coisas do mundo sem dar espaço ao Espírito de Deus. O projeto de Deus somente pode ser alcançado se formos discípulos. E o discípulo, antes de tudo é servo. Foi essa a lição que Jesus nos deu. Ele foi manso e humilde. O serviço é a demonstração mais clara da humildade de alguém. O servo não procura seus interesses, mas os interesses daquele a quem serve. A humildade não é uma postura externa. É uma atitude interna que se expressa pelo serviço. A mansidão se expressa nas reações ante as provocações e acontecimentos da vida, mas a humildade é mostrada quando se serve a alguém, quando se honra a alguém, quando se prefere em honra a outra pessoa, quando se dá o melhor lugar. E para isso fomos eleitos antes da fundação do mundo:  para ser filho, ser santo, ser discípulo e ser servo. Quando compreendemos e assumimos o nosso chamado agimos como cooperadores de Deus e permitimos que Ele atue em nós usando todos os meios que se fizerem necessários para nos levar à condição de filhos, e filhos parecidos com o primogênito. Por essa razão devemos andar de forma digna desse  chamado, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, levando nos ombros uns aos outros em amor, porque essa é a vontade do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...