segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A sua prata lançarão pelas ruas, e o seu ouro será removido; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; eles não fartarão a sua alma, nem lhes encherão o estômago, porque isto foi o tropeço da sua iniquidade. Ezequiel 7:19


Ezequiel traz-nos uma palavra para reflexão que é bem oportuna aos dias atuais, quando as pessoas estão vendendo sua alma pelo dinheiro e pelo poder. Ele nos fala do pecado da avareza e nos lembra de que nada disso se aproveitará, quando descermos à cova. Jesus também foi muito explícito em  seus ensinamentos a respeito do dinheiro, das posses, e do perigo que o homem corre se não souber administrar as suas finanças. Em Mateus 6:19-24, Jesus chegou a comparar o dinheiro, as riquezas com um Deus – Mamom. Quando não damos o devido lugar ao dinheiro e o colocamos em primeiro lugar, idolatrando-o, ou deixando que ele governe nossas vidas, começamos a ter problemas, em vez de soluções. Jesus deixa claro que o dinheiro é para nos servir e não o contrário. Precisamos aprender a valorizar somente aquilo que vale a pena ser valorizado. E o dinheiro deve ser o canal que nos leva a servir ao Seu verdadeiro dono, enfatizando que Deus é o dono do ouro e da prata. Mas a avareza é o apego excessivo ao dinheiro, às riquezas, aos bens materiais. Ela conduz à falta de generosidade, à cobiça, ao desejo excessivo pelas posses e nos afasta do Criador. O apóstolo Paulo em sua segunda carta a Timóteo apresenta uma lista de características de pessoas dos últimos dias, e a primeira delas é exatamente a de pessoas avarentas. 2 Tm 3: 2-3 “Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos”. Infelizmente, temos visto nestes dias muitos cristãos idolatrando o dinheiro, o carro, a casa, as posses, pois não sabem lidar com as bênçãos, nem com os favores de Deus. Procuram a Igreja apenas para receber, jamais para doar. Por não colocarem seus bens e dinheiro a serviço da obra de Deus, demonstram que não têm o menor interesse por aqueles que estão morrendo no pecado, nos vícios, na prostituição. Quando recebem a bênção desejada, viram as costas, tornam-se ingratos. Querem ser abençoados, mas retêm o dizimo, não ofertam, não contribuem em nenhum momento para a obra. Por isso Jesus nos alerta em Lucas 12:15 “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui”. Mas a Bíblia nos mostra histórias de pessoas que agiram corretamente com suas finanças, e que por essa razão foram abençoadas em todas as demais áreas de sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...