terça-feira, 30 de julho de 2013

Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vestis-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Ageu 1:6



Passamos a maior parte de nossas vidas trabalhando, na defesa de nossa sobrevivência e tentando garantir um futuro melhor. Na expectativa de melhores dias, empenhamos nosso tempo, nossa energia, plantamos nossas sementes. Essa é a metáfora que o profeta usa para nos mostrar que nossos esforços muitas vezes são em vão. E por isso ele exorta, logo a seguir “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos”. (Zacarias 1:7) Muita gente professa uma fé em Deus, mas não quer compromissos com Ele. Na expectativa de dias melhores, as pessoas trabalham muitas horas por dia, e não têm tempo de buscar as coisas de Deus. Gastam seu tempo semeando na vida secular e não assumem compromissos com as causas do Criador. Contudo vemos que essas mesmas pessoas não conseguem ter resultados satisfatórios em suas vidas financeiras. Por mais que trabalhem, que coloquem em primeiro lugar suas atividades profissionais, essas pessoas estão sempre ocupadas, com dívidas ou vendo seus esforços se dissiparem sem que possam desfrutar o fruto do que semearam. E a desculpa para não se dedicarem à Obra de Deus vai ficando cada vez mais repetitiva.  Certamente, se tirassem parte de seu tempo para o Senhor, os frutos financeiros de suas vidas profissionais seriam muito maiores. Temos vários testemunhos de pessoas que equilibram o tempo entre o trabalho, o estudo, a vida social  e a obra de Deus têm muito mais êxito nos seus projetos. Isso é muito claro nas palavras do profeta e mais evidente nos testemunhos daqueles que dão a primícia de seu tempo para o Criador. Uma simples atitude de assumir compromissos com Deus faz com que o nosso trabalho atinja resultados inatingíveis sem a intervenção do Senhor. Isso é perceptível tanto na história pessoal, quando na história de uma nação. O que Deus falou por meio do profeta Ageu, “considerai os vossos caminhos”, é a resposta para aqueles que se perguntam: onde foram parar meus esforços? 

2 comentários:

  1. A graça e paz. Uma correção: o texto bíblico acima está no livro de Ageu e não no de Zacarias. Shalom

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela observação. Foi um descuido na digitação, pois logo abaixo colocamos o versículo correto.

    ResponderExcluir

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...