sábado, 11 de maio de 2013


Meus irmãos, não vos maravilheis, se o mundo vos odeia. 1 João 3:13-14




O verdadeiro cristianismo se sustenta em três pilares fundamentais. O primeiro é  a base em Jesus Cristo. Sem a profissão de fé em Jesus como único e suficiente salvador, não há cristianismo verdadeiro. O próprio Jesus  afirmou a base do cristianismo em João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Em João 17:3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste”.  O que foi reiterado por Paulo em 1 Timóteo 2:5 “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem”. O segundo pilar que sustenta o cristianismo é assentado em  uma transformação real de vida, em uma mudança na maneira de agir, pensar e sentir, que redunda na mudança de vida, sem a qual não há transformação verdadeira. Mudança  visível e comparável com a vida anterior. Esse pilar está assentado no que diz em II Coríntios 5:17 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. Sem que o velho homem esteja morto não há cristianismo, mas uma plateia do cristianismo. O terceiro pilar que define o verdadeiro cristianismo é a prática vivencial no dia-a-dia. Apenas ler sobre, assistir cultos, ou participar de campanhas não significa ser cristão verdadeiro, pois até quem não é cristão faz isso socialmente. Viver uma vida cristã é praticar os princípios e valores do cristianismo também fora da igreja, no seu cotidiano, sem ser um camaleão que se mistura ou adota as cores e costumes do mundo e não deixa a sua marca onde está. O autêntico cristão é o mesmo e tem as mesmas atitudes cristãs em todos os lugares. Prega sem necessidade de abrir a sua boca, porque vive e testemunha uma vida transformada. Em Mateus 7:17-23 está escrito o fundamento desse pilar: “Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis. Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Quem é cristão só pode dar frutos  cristãos. Quem não tem a sua fé fundamentada em Jesus Cristo, não tem a sua vida transformada ou não vive como cristão também além dos muros da igreja pode ser uma arremedo de cristão, um simpatizante dos cristãos, mas não é um cristão legítimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...