sábado, 9 de março de 2013


“Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre?” Isaías 49:15a


O papel de mãe é uma honra dada por Deus às mulheres que, ao contrário do que muitos pensam, têm uma grande importância para o Criador. Enquanto a sociedade, apesar de todo movimento de estimulo à igualdade de gêneros, tem depreciado a mulher e a colocado, sob o falso discurso da igualdade, em condição de objeto descartável. Mas a mãe, no ponto de vista bíblico é exaltada e reverenciada. É o papel muito importante que o Senhor escolhe para dar a muitas mulheres. Todo homem, até mesmo o Senhor Jesus na sua humanidade, é nascido de mulher. Não há como contestar essa importância. Em nenhum momento afirma ou ordena que todas as mulheres devam ser mães. Contudo, ela exalta esse papel, como vemos na passagem de Gênesis 30:22: “E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre”. Por essa razão a Bíblia diz que aquelas que o Senhor abençoa e se tornam mães devem tomar seriamente tal responsabilidade, pois as mães têm um papel único e importante nas vidas de seus filhos. E essa tarefa não se encerra com o fim da gravidez.  O  papel da maternidade deve se transformar e se desenvolver, o amor, cuidado, educação e encorajamento que uma mãe dá nunca devem terminar. Maria acompanhou Jesus até a Cruz, ainda que tivesse dado a Ele a autonomia necessária para exercer Seu ministério. Filhos têm vida própria, mas aqueles que têm o amparo dos pais seguem seu caminho com mais facilidade. A Bíblia não fala de José, pai de Jesus, mas a presença de Maria, sua mãe, é apresentada desde o nascimento, no episódio do primeiro milagre e na caminhada do Senhor. Isso não significa que a figura do pai não teve importância, podemos entender que a marca do pai já estava impregnada na vida do Filho. José era um homem integro, trabalhador e honrado e, além disso, teve a sensibilidade do Espírito para fazer seu papel na Sagrada Família e amou a sua mulher e aos seus filhos como a Palavra de Deus ensina. Todavia, o papel de mãe foi extremamente reconhecido e exaltado sobremaneira. Por isso, as mães não devem ouvir os ruídos do mundo e agir como se fossem apenas um objeto na sociedade atual. As mães continuam fazendo parte de real importância no Plano Divino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...