sexta-feira, 15 de março de 2013



Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo” (Gênesis 18:19).

A Bíblia dá especial importância, tanto no Antigo como no Novo Testamento, Deus sobre a instrução dos pais aos filhos. No princípio, Deus confiou na determinação dos patriarcas para repassar suas instruções às gerações posteriores. O texto em epígrafe registra essa atribuição dada a Abraão. O livro de Provérbios contém muito ensinamento prático dos pais para os filhos e pode ser considerado com um guia na educação dos filhos: “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento” (Provérbios 4:1); “Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos” (Provérbios 4:20); “Filho meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Provérbios 6:20); “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho insensato é a tristeza de sua mãe” (Provérbios 10:1); “O filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedeor não atende à repreensão” (Provérbios 13:1); “Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6).
No Novo Testamento, Paulo enfatiza a fé que Timóteo aprendeu da sua mãe e avó (2 Timóteo 1:5). E também escreveu: “E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor” (Efésios 6:4). O autor de Hebreus abordou a importância da disciplina na instrução dos filhos (Hebreus 12:4-11). Respeitar autoridade é de suma importância para a salvação eterna dos filhos (Mateus 28:18-20; 2 Tessalonicenses 1:7-9), mas a compreensão deste princípio começa com a atitude dos pais, muito antes de a criança desenvolver a capacidade para compreender a ideia de que Deus um Ser espiritual e invisível. É aprendendo a respeitar a autoridade da mãe e do pai terreno que a criança aprende a submissão a Deus. E esse princípio de respeito consequentemente leva a outras figuras de autoridade, como professores, supervisores, oficiais e líderes espirituais, conforme ensina a Bíblia em Romanos 13:1-7; 1 Pedro 2:13,18; 3:1 e Hebreus 13:17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...