sexta-feira, 1 de março de 2013


“Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados” (Hebreus 12:11)


Disciplinar os filhos é uma tarefa dos pais que deve ser exercida com amor e na orientação da Palavra, pois disciplinar significa literalmente tornar discípulos. Por essa razão o autor de Hebreus nos diz que toda autoridade para disciplinar procede de Deus, pois Ele próprio disciplina a seus filhos. “E já vos esquecestes da exortação que vos admoesta como a filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, nem te desanimes quando por ele és repreendido” (Hebreus 12:5).  Portanto, os pais cristãos devem usar  os métodos de disciplina iguais aos que o Pai  usa, considerando os seus dois aspectos mais importantes: a disciplina é instrução e tem o objetivo de moldar, fortalecer e aperfeiçoar o caráter de quem é disciplinado. Tem também como objetivo a correção. O seu propósito está registrado na Bíblia  “O Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo o que recebe por filho. É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija?” (Hebreus 12:6,7). Deus corrige por amor e com amor. Refletindo neste texto de Hebreus vemos que disciplinar os filhos não é puni-los impiedosamente, mas corrigi-los, e isso implica amor. A disciplina tem o propósitos de desenvolver o senso de respeito à autoridade, de estabelecer a prática da obediência e de formar bons e corrigir maus hábitos. Se não for disciplina hoje, a criança que será o adulto de amanhã não saberá como respeitar leis, regras e autoridades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...