sexta-feira, 22 de março de 2013




“E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.” (João 2: 2).

Vemos que Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Desde Gênesis até apocalipse Deus se refere à Família e a põe como exemplo e modelo até mesmo de sua Igreja que será eterna. Deus se refere à Igreja como a noiva de Cristo, e por diversas vezes, Jesus usa as bodas como metáfora para mostrar o relacionamento divino com a humanidade. Isso significa que o casamento é uma instituição de Deus e que é a partir dela que se forma uma família, que por sua vez se constitui na célula da sociedade. No versículo em epígrafe, lemos que Jesus e seus discípulos foram convidados para um casamento. Esse episódio ficou conhecido na Bíblia como as bodas de Caná na Galileia, marcado pelo Seu primeiro milagre: a transformação da água em vinho da melhor qualidade. Dessa narrativa podemos perceber  que além de fazer com que Seu Filho viesse ao mundo por uma família, o ministério de Jesus também se iniciou em um casamento. E isso não é mero acaso, mas a confirmação da importância da família para Deus. Mas precisamos atentar para um fato bastante significativo na palavra de Deus, demonstrado no texto em epígrafe. Jesus realizou seu primeiro milagre em um casamento. O que nos autoriza a reconhecer que Deus aprova essa instituição. Mas é necessário observar também neste texto que Jesus e Seus discípulos foram convidados para o casamento. Para que uma família se forme, na base de um casamento, é necessário que Jesus seja convidado. Quando Ele não se faz presente, o ritual pode até ocorrer, mas jamais o milagre. Contudo, há anos essa instituição vem sofrendo as tentativas diabólicas para ser aniquilada. Seja pelo adultério, seja pela pressão por nova configuração, seja pela banalização das relações. Sabemos que é muito difícil corrigir anos ou mesmo gerações de erros, mas é inegável a constatação de que o único modo pelo qual podemos esperar ter boas famílias construídas nos princípios divinos é voltar ao plano que Deus tem revelado. Aqui também podemos tirar uma lição extremamente importante para nossas vidas: Jesus pode transformar nossas vidas, mas antes é preciso que Ele seja convidado. Não pode haver milagre em um casamento se Jesus não for convidado para as bodas. Jesus precisa ser convidado, mas antes é preciso que os noivos reconheçam a sua necessidade de transformação e deixe apenas Jesus agir. Mas é fundamental que faça tudo o que Jesus disser, assim como fizeram os servos no momento em que faltou vinho. Aquele que transformou água no mais puro vinho pode transformar uma vida de pecados em uma vida de santidade e de bênçãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...