domingo, 1 de abril de 2012


“A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” (Romanos 13:8)

A instrução do apóstolo Paulo aos Romanos é a chave para as bênçãos financeiras. A Bíblia é repleta de orientações a esse respeito, mas muitas pessoas ignoram essas instruções e preferem viver endividadas, envolvidas pelo ciclo vicioso da dívida. Precisamos ficar atentos a isto, pois o cristão deve viver segundo a vontade de Deus e a nossa relação com o dinheiro, a maneira como administramos nossas finanças afetam a nossa comunhão com Deus e até mesmo com as pessoas com as quais nos relacionamos. O sábio nos diz em Provérbios 22: 7z que “quem toma emprestado é escravo de quem empresta”. Por isso, diante do que nos ensina a Bíblia precisamos evitar o endividamento a todo custo e se já estivermos endividados, devemos envidar todo esforço possível para sairmos da dívida. Ninguém pode dizer que é abençoado se for escravo das dívidas. Para que as bençãos cheguem é necessário que paguemos as nossas contas e dívidas a tempo, conforme nos orienta Provérbios 3:27-28 “Não negues o bem a quem de direito, estando no teu poder fazê-lo. Não digas ao teu próximo: Vai, e volta, amanhã to darei; tendo-o tu contigo.” A Bíblia diz em Romanos 13:7-8 “Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra. A ninguém devais coisa alguma, senão o amor recíproco; pois quem ama ao próximo tem cumprido a lei.” Isso significa que devemos quitar nossas dívidas na moeda e no tempo certo. A quem devemos amor, paguemos com amor; a quem devemos respeito, restuamos respeito; a quem devemos gratidão, sejamos gratos; a quem devemos perdão, que seja entregue o perdão. Toda dívida não quitada cresce. Não importa em que moeda, ela precisa ser paga, a não ser que seja perdoada. Todavia, o perdão deve vir espontaneamente do credor, não é uma decisão do devedor. A Bíblia também nos orienta a honrar a Deus, sendo ricos ou pobres. Em Provérbios 3:9, o sábio registra: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda.” O certo é que se damos a Deus o primeiro lugar da nossa vida, as primícias de nossas rendas, Ele cuidará de todas as nossas necessidades, por isso Jesus diz em Mateus 6:33 “Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

Mas precisamos atentar para o fato de que honrar a Deus não é apenas devolver o dízimo, ou entregar as ofertas e primícias no altar. É também honrar o irmão, quitar as dívidas com o próximo e, sobretudo, dedicar ao próximo o devido respeito, consideração e cuidado. Cristo criticou aqueles que pensam estar em dia com Deus apenas entregando o dízimo. Ele admoesta em Mateus 23:23 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas.”

Lembre-se, você não é totalmente livre enquanto tem dívidas. Seja ela financeira ou moral e só será totalmente abençoado se quitar o que deve, sem se esquecer que “Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Filipenses 4: 19).

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...