terça-feira, 31 de maio de 2011



“Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, congregai as crianças, e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva do seu aposento”. (Joel 2:16)

Amado(a), o profeta chama a atenção do povo para a necessidade de congregar porque os dias são maus. Isto porque, quando estamos juntos sob as Asas do Senhor, ainda que as dificuldades se agigantem, na força do Criador somos fortes. A promessa Dele para os que não se apartam é de que o seu povo nunca mais será envergonhado e terá sempre o Seu Espírito: “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” (Joel 2: 28)
Quando a ovelha se dispersa, o predador toma frente. Quando o povo se reúne os fracos se fortalecem. O profeta destaca a importância dessa congregação lembrando desde os que amamentam aos anciãos a se reunirem na Casa de Deus. E no mesmo texto afirma que Deus restituirá os anos que comeu o gafanhoto, a locusta, e o pulgão e a lagarta. Os que se ajuntam para louvar o nome do Senhor comerão abundantemente e se fartarão.
Entretanto, assim como o povo de Israel muitas vezes não dava ouvidos ao profeta e se distanciava do Senhor, nos dias de hoje muitos são os que deixam de congregar principalmente quando mais estão fragilizados e acabam se enfraquecendo ainda mais.
Jesus diz em Mateus 11:28-30: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.”
Mas, para ir até Jesus precisamos estar conectados a uma Igreja, pois a Bíblia diz que a Igreja é o corpo de Cristo. A Igreja é o corpo de Cristo e quando estamos nela conseguimos estar ligados espiritualmente, emocionalmente, psicologicamente.
Sabemos que para minar nossas forças, o diabo usa de sutilezas e até mesmo dentro das igrejas coloca armadilhas para nos desviar. Amado(a), o diabo age sutilmente e se você não vigiar, quando der conta já estará totalmente prostrado e atolado em seu desânimo espiritual! Eis porque precisa congregar. Congregar gera fortalecimento e crescimento para a sua vida!
Aquele que é de Deus não se afasta, pois como disse Jesus em João 10:27-28 “As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão”.
Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...