terça-feira, 22 de março de 2011


Portanto, você, por que julga seu irmão? E por que despreza seu irmão? Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: 'Por mim mesmo jurei', diz o Senhor, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus. Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus" (Romanos 14:10-12)

Amado(a), temos uma tendência a pensar que não devemos prestar conta de nossa vida. Quando algumas pessoas o são questionadas sobre um ato inconveniente praticado, em geral elas se defendem com o posicionamento arredio de dizer “Não devo nada a ninguém, portanto, ninguém tem nada a ver com a minha vida". Contudo, prestar contas de nossos atos não só é determinação de Deus, como condição para nos mantermos em comunhão. Porque a maioria das pessoas não tem o hábito de prestar contas é que vemos tantos desvios, escândalos, corrupção, infidelidade conjugal, desonestidade. E, infelizmente isso tem acontecido dentro da Igreja até mesmo entre os irmãos. Quando temos coragem de responder com humildade e transparência as perguntas difíceis sobre nossos atos àqueles que nos rodeiam, quer seja no trabalho, na família, na Igreja. A prestação de contas funciona como uma barreira de proteção em torno do coração, da mente e da vida do cristão, porque ela nos blinda do assédio do inimigo. Contudo, muitos cristãos ainda não se deram conta de que independência demais é perigoso em todos os sentidos. Quando nos colocamos como subordinados a Deus, não agimos com independência e de igual modo consideramos aqueles a quem o Senhor colocou par nos orientar. Vemos na Bíblia que os homens de Deus prestavam contas. José prestava contas a Potifar (Gênesis 39: 6). Saul prestava contas a Samuel (1 Samuel 13:8-14). Davi prestava contas a Natã (2 Samuel 12:13). Neemias prestava contas ao rei Artaxerxes (Neemias 2:1-8). Daniel prestou contas aos reis que serviu (Daniel 6:28). Jesus prestava contas ao Pai (João 4:34; 10:25). Os discípulos prestavam contas a Jesus (Lucas 10:17). Paulo e Barnabé prestavam contas à igreja de Antioquia (Atos 14:26-28). E você amado(a), tem prestado contas de seus atos? Você se posiciona como servo para ser confrontado quando necessário? As pessoas que "prestam contas" admitem os próprios erros, estão sempre abertas para o aconselhamento, e não se aborrecem quando são confrontadas. Os homens honestos não deixam a verdade e (Efésios 4.25). Lembre-se de que você será julgado pelos seus atos, não pela sua posição na igreja ou na vida secular.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...