Há três verbos importantes nesse texto, os quais
devem ser observados com atenção. Esperar é uma ação que, nos tempos modernos,
causa incômodo e insatisfação, pois para a correria do dia a dia significa
atraso, perda de tempo e de dinheiro. Mas esperar no sentido empregado pelo
profeta deriva da palavra esperança e nos remete ao verbo esperançar. Mas atentemos
para o fato de que esse verbo vem após o verbo olhar acompanhado de um
complemento: olhar para Deus. Isso já nos dá a medida de nossa esperança e a confiança
de que Ele exercerá a ação do próximo verbo: Ele nos ouvirá por certo. Esperar não
tem o sentido de ficar quieto, inerte, aguardando as coisas acontecerem, como
fazemos quando estamos na sala de espera do médico, do dentista ou com a senha
de um atendimento ao público. Esperamos do verbo esperançar com nossos olhos
voltados para o Senhor que tem o carimbo de liberação daquilo que esperamos: a
cura de uma enfermidade, a libertação das drogas, a conversão alguém, a aprovação
em um vestibular ou concurso, a promoção no trabalho, o cônjuge abençoado, a
volta de um ente querido, o fim da crise moral e financeira por que passa o
país... Essa espera é de todos, mas a diferença está em Quem colocamos nossa esperança.
Quando depositando a nossa confiança e esperança em nosso próprio mérito ou
mesmo em homens como nós, certamente nos frustraremos. Quando esperamos olhando
para Deus Ele nos ouve e nos atende, garante o profeta. Mas esperar requer
disposição, disciplina, fé, dependência de Deus, humildade e quebrantamento. A mensagem
de Miqueias nos leva a refletir sobre o objeto de nossa esperança, certos de
que em Deus não esperamos no vazio, sem perspectiva, mas com a convicção de que
todas as coisas serão realizadas da melhor forma nas mãos de Deus, pois como
afirma 2 Pedro 3:9:
O Senhor não demora em cumprir a sua
promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente com vocês, não
querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento.
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