domingo, 20 de março de 2022

Alimento para o espírito: comiseração!

 Pela Graça Sois Salvos - Home | Facebook


Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal. Salmos 41:1

Os dicionários definem a comiseração como sendo o sentimento de compaixão (dó) diante dos problemas alheios; Portanto, tem comiseração aquele que sente pena pelo sofrimento de outrem. Pode ser compreendido também por misericórdia, um sentimento próprio de Deus e daqueles que trilham os Seus caminhos. No entanto, temos percebido que o espírito do mundo torna pessoas doentes e paralisadas pelo egoísmo, pela ganância, pela autocomiseração, pela murmuração e por tantas outras coisas que nos impedem de caminhar em busca da plenitude da vida que Jesus veio nos dar. Quando deixamos de olhar somente para nossos problemas e nossas lutas pessoais, conseguimos enxergar o outro com sua dor e abrimos a possibilidade de sermos solidários. Aí começa a comiseração—a virtude de mostrar solidariedade e buscar compreender, mas quando a comiseração se volta apenas para dentro de nós, ela diminui a compaixão pelos outros e levanta empecilhos ao desprendimento e ao cuidado com o outro, porque nos tornamos egoístas e não conseguimos sair de nossas próprias feridas e lamentações para alcançar o próximo. Todavia, o Evangelho do Senhor nos estimula a lutar contra a autocomiseração e a olhar para o Jesus crucificado, lembrando-nos de que pelas Suas pisaduras fomos sarados.

Para orar neste dia:

Amado Deus, ajuda-me na luta diária de ceder à autocomiseração em vez de olhar para Cristo e depois para as pessoas ao meu redor. Que eu me deixe de procurar pessoas que nutram essa minha atitude egoísta e possa me cercar daqueles que estão prontos para amar e servir o próximo com compaixão. Que eu busque no Evangelho de Cristo a generosidade como  antídoto para a autocomiseração e para combater a toxicidade e o veneno do egocentrismo e egoísmo que encolhe a alma e apodrece o coração. Que eu saiba olhar para o Alto e para fora de mim, em vez de alimentar mágoas. Que eu esqueça as minhas dores, criadas pelo meu orgulho ferido e concentre as minhas energias para cuidar das necessidades dos outros e servir com alegria. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...