Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o Seu sol se levante sobre maus e bons, e envia chuva sobre justos e injustos. Se amardes os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem os cobradores de impostos também o mesmo? E se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os gentios também assim? Mateus 5:43-47
De a acordo com os dicionários, “tolerância” é a tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem dos de um indivíduo ou de grupos determinados; sem arbitrariedade, preconceitos ou discriminação. A Palavra de Deus nos ensina que a longanimidade e paciência estão relacionados com tolerância a outros, pois ser tolerante significa ter amor e consideração por aqueles que são diferentes de nós. As pessoas são diferentes, nem mesmos os gêmeos são iguais. E cada um age ou reage de acordo com suas diferenças. Podemos até encontrar algumas semelhanças entre pessoas. Todavia, na prática, a pessoa só é semelhante porque possui algumas diferenças. Nos relacionamentos humanos, o grande problema não reside nas possíveis coisas iguais, mas nas diferenças existentes. E nesse ponto é que a virtude da tolerância se torna essencial para que possamos conviver com diferenças, de modo a não permitir que elas nos separem.
Para orar neste dia:
Amado Deus, que eu saiba ser paciente e tolerante com as diferenças e fraquezas dos outros, reconhecendo que eu também sou fraca e careço da tolerância dos outros. Que eu aprenda a cultivar o amor bíblico e a viver em cooperação, para que todos possam crescer tendo o Senhor Jesus como exemplo! Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu comentário!