quinta-feira, 5 de janeiro de 2012



Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite. (Lucas 16:31)


A parábola do homem rico e do mendigo Lázaro, contada por Jesus nos leva a pensar que a riqueza material e o Céu são coisas opostas. Isso não significa que Deus não quer que Seus filhos vivam em abundância, desfrutando das bênçãos que Ele nós dá. Mas nos faz refletir sobre a forma como administramos os bens que não são nossos. Faz com que pensemos sobre o nosso papel de mordomos da riqueza do Pai. Quem vive a riqueza sem reparti-la, com os que necessitam, não agradam a Deus, mas satanás e seus demônios, como está bem claro em Mateus, 19:23. Jesus nos mostra que aqueles que sofrem terão direito ao Céu eterno, mas os que abrem mão dos tesouros eternos para se regalarem de forma egoísta com os tesouros terrenos não terão parte no Seu Reino, pois não vivem conforme a Palavra de Deus. Conforme afirmou o próprio Jesus, já tiveram as suas recompensas, já fizeram as sua escolha entre o a Porta Estreita de Jesus, o Caminho Apertado e a estrada alegre de satanás. Vemos nesta parábola que, somente quando as palavras de Abraão fazem o homem rico reconhecer a realidade da sua situação, é que ele pensa nas outras pessoas. Mas Abraão lhe diz a dura verdade: "Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Outra lição que aprendemos com essa história é a de que precisamos considerar o que diz as Escrituras, seguindo atentamente o que nos ensinam os profetas, enquanto estivermos na Terra, porque depois de mortos não há mais o que fazer para nos livrarmos das conseqüências de nossas escolhas. Jesus nos lembra da impossibilidade de os mortos se comunicarem para alertar aqueles que não ouvem os profetas, e nos exorta a agirmos com compaixão com os que necessitam enquanto podemos fazer isso. Vale lembrar que não se trata apenas de dar esmolas e repartir o pão, mas de dar atenção ao precisa, segundo a sua carência, que pode ser emocional ou espiritual e não somente financeira.
Graça e Paz!

Vídeo para reflexão: veja a história de Lázaro e o rico.
http://www.youtube.com/watch?v=gRLv_Rtcqvk&feature=related

For.Bibliografia: http://www.icmv. org.br/BibliaOnline.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...