quarta-feira, 15 de dezembro de 2010


Porque bem sabeis que, querendo ele ainda depois herdar a bênção, foi rejeitado, porque não achou lugar de arrependimento, ainda que com lágrimas o buscou. (Hebreus 12:17)


Amado(a), o autor da carta aos hebreus está exortando o povo a sair do pecado e a buscar a cura para a sua alma, lembrando exemplos a serem ou não seguidos. Ele recomenda seguir a paz com todos e a buscar a santificação. No trecho em epígrafe, ele cita a experiência de Esaú que mesmo conhecendo os seus direitos de filho, abriu mão de sua benção, por uma satisfação imediata. Neste texto, vemos que ele não se arrependeu, embora tivesse, com lágrimas, demonstrado o erro cometido.
Quantas vezes vemos isso ocorrer entre nós? Muitos são os que choram, os que pranteiam quando percebem as perdas, mas são incapazes, como Esaú, ou Judas, de reconhecer o erro e não errar mais. Arrependimento implica não repetir o erro, não se comportar com orgulho, não deixar prevalecer a teimosia, em detrimento da palavra. E a palavra é santificação.
Assim como no tempo dos hebreus, Igreja não é o lugar de “assistir” culto, mas uma congregação que cultua e que também se reúne para buscar a santificação e a cura para os seus males, tanto particulares como coletivos. Igreja é lugar de gente em tratamento, em busca da santidade, mas não necessariamente santa. Por isso na Igreja estão pessoas “doentes”, problemáticas. E se estão em busca de cura devem se comportar como um paciente que obedece ao médico. Nesse caso também a automedicação ou interrupção do tratamento só faz aumentar a força “do mal”.
Infelizmente, muitos ainda padecem por falta de transparência. Muitos ainda estão na igreja, mas a Igreja não está neles. E assim a graça de Deus não pode nos atingir.

Graça e Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos o seu comentário!

Alimento para o espírito: segurança

Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 15:57 É natural que o ser humano se preocupe com s...